Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEAL, Joana Cíntria Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8417983633400077pt_BR
dc.creatorFREIRE, Francisca Keliane Santana-
dc.creatorMORAIS, Indiana da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1716913873817877pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465547859228018pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T16:35:01Z-
dc.date.available2022-06-17-
dc.date.available2022-06-06T16:35:01Z-
dc.date.issued2022-04-11-
dc.identifier.citationFREIRE. Francisca Keliane Santana. MORAIS. Indiana da Conceição. A importância do uso das tecnologias digitais na sala de aula, um estudo de campo no estado do Amapá. 2022. 866. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá. Oiapoque. AP. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/614-
dc.description.abstractDigital Technologies have assumed a key role in today´s education, givem that new technological tools effectively help the actors involved in the educational environment, thus facilitating the work of the teacher end the coordinator contributing positively to the teaching and learning of the student thus, the need for significant changes in the educational system was perceived.The work that vas developed ai med to understand and show the importance and influence that digital Technologies exerted in the act of teaching and learning, that is, currently tecnology is an extremely necessary tool to assist teachers in pedagogical practice, because it, in addition to from helping teachers to inovate their teaching methodology, it still manages to arouse student`s interest in the content. To this end, a qualitative and exploratory research was carried out, such as bobliographic and field data collection, which was carried out through the application of a questionnaire. Content analysis is based on Bardin`st theory. The results show that most participants are aware that the use of digital tecnologies in the classroom is of fundamental importance for teachaing and learning. It was possible to verify that we are living in a technological evolution, we need to be involved and envolve education in this digital environment, emphasizing that teachers and students realize the importance of using this tool, so necessary for teachaing, however, it does not have the use for classes.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais assumiram um papel fundamental na educação atual, tendo em vista que as novas ferramentas tecnológicas auxiliam de maneira efetiva nos atores envolvidos no ambiente educacional, assim facilitando o trabalho do professor e do coordenador, contribuindo positivamente para o ensino aprendizagem dos educandos. Sendo assim percebeu-se a necessidade de acontecer mudanças significativas no sistema educacional. O trabalho que foi desenvolvido teve como objetivo compreender e mostrar a importância e a influência que as tecnologias digitais exerceram no ato de ensino aprendizagem, ou seja, atualmente a tecnologia é uma ferramenta extremamente necessária para auxiliar professores na prática pedagógica, pois a mesma, além de ajudar o docente a inovar a sua metodologia de ensino, ainda consegue despertar o interesse dos alunos para com os estudos. Para tal, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa e cunho exploratório, como coleta de dados bibliográficos e em campo que foi realizado por meio de aplicação de questionários. A Análise de Conteúdo é baseada na teoria de Bardin. Os resultados apontam que, a maioria dos participantes é ciente de que o uso das tecnologias digitais na sala de aula é de fundamental importância para o ensino aprendizagem. Foi possível constatar que estamos vivendo em uma evolução tecnológica onde precisamos estar envolvidos e envolver a educação nesse meio digital, ressaltando que os professores e alunos percebem a importância do uso dessa ferramenta tão necessária para o ensino, no entanto não dispõe do uso para as aulas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Keliane Santana Freire (kellyfreirefreire123@gmail.com) on 2022-06-03T19:17:34Z No. of bitstreams: 1 FREIRE; MORAIS (2022) Importância das tecnologias digitais.pdf: 221477 bytes, checksum: 4181e25496e43941f67ac4f9b43603fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-06-06T16:35:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FREIRE; MORAIS (2022) Importância das tecnologias digitais.pdf: 221477 bytes, checksum: 4181e25496e43941f67ac4f9b43603fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T16:35:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREIRE; MORAIS (2022) Importância das tecnologias digitais.pdf: 221477 bytes, checksum: 4181e25496e43941f67ac4f9b43603fd (MD5) Previous issue date: 2022-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMudançapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA importância do uso das tecnologias digitais na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREIRE; MORAIS (2022) Importância das tecnologias digitais.pdf216,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons