Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/612
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância dos jogos matemáticos no processo de ensino aprendizagem no1º e 2º ano do ensino fundamental.
Autor(es): CARDOSO, Lidiane Cunha
Primeiro Orientador: PRESTES, Roseléia Ferreira
Resumo: Este trabalho busca compreender a importância de trabalhar com os jogos como uma ferramenta pedagógica no ensino da Matemática no 1º e 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Aborda sobre a importância do uso dos jogos matemáticos em sala de aula do ensino fundamental, respectivamente sua contribuição pode ser explanada em diferentes aspectos: cognitivo, físico, motor, afetivo moral e social. Foi desenvolvido através de pesquisa com abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentado em renomados autores na área, com subsídios teóricos bastante significativos para o embasamento da temática apresentada. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com duas professoras da rede municipal de ensino de Oiapoque-AP. Para a realização da análise dos dados que foram coletados, foi realizado um mapeamento de todo o material coletado a campo, no segundo momento a realização da análise do material, agrupando e elaborando categorias e no terceiro momento, ocorre a articulação entre os dados e os referenciais da pesquisa. Ao finalizar esta pesquisa pode concluir que os jogos desempenham uma, finalidade essencialmente pedagógica, enfatizando o desenvolvimento do raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de se interagir com o pensamento de resolver problemas, pois, o jogo tem sua linguagem própria e deve ser compreendida mesmo que de maneira diferente.
Abstract: This work seeks to understand the importance of working with games as a pedagogical tool in the teaching of Mathematics in the 1st and 2nd year of the initial years of elementary school. It addresses the importance of using mathematical games in the elementary school classroom, respectively, its contribution can be explained in different aspects: cognitive, physical, motor, affective, moral and social. It was developed through research with a qualitative and bibliographic approach, based on renowned authors in the area, with very significant theoretical subsidies for the basis of the presented theme. For data collection, a questionnaire was carried out with two teachers from the municipal school system in Oiapoque-AP. To carry out the analysis of the data that were collected a mapping of all the material collected in the field was carried out, in the second moment, the analysis of the material, grouping and elaborating categories and in the third moment, the articulation between the data and the research references. At the end of this research, it can be concluded that games play an essentially pedagogical purpose, emphasizing the development of logical reasoning, creativity and the ability to interact with thinking to solve problems, since games have their own language and must be understood even if differently.
Palavras-chave: matemática
conceito
síntese histórica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá -Campos Oiapoque
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: CARDOSO , Lidiane Cunha.A importância dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem no 1º é 2º ano do ensino fundamental. 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) Instituto Federal do Amapá. Oiapoque-AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/612
Data do documento: 14-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO (2022) A importância jogos matemáticos.pdf396,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons