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dc.contributor.advisor1FERREIRA, Norma Iracema de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565640771905632pt_BR
dc.creatorSANTOS, Shirly Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8525381946006227pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-23T13:58:00Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-23T13:58:00Z-
dc.date.issued2014-10-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Shirly Silva. A gestão educacional e o ENEM: desdobramentos na realidade do Amapá (1998 - 2010). 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/604-
dc.description.abstractThis study entitled The educational management and ENEM: developments in the reality of Amapá (1998-2010) has as its guiding principle the following questions: what are the consequences of the outcome of ESMS in the educational reality of high school in Amapá? Educational initiatives that have been taken by national and local administrations, compared to the results ENEM? The objectives consisted in presenting the scenario of implementation of assessment policies in Brazil, besides unveiling the purposes ENEM, regarding the effectiveness of educational policies to ensure democratization and the quality of teaching. To achieve these goals, as well as answer the guiding questions was used in the methodology, the type Qualitative research, focusing on the Method History, which allows to analyze the organization of society, provoking explanations of political, economic, social categories and cultural object under study. To collect empirical data, we applied the following interview subjects: one (1) Head of the High School Division and one (1) Technician Educational Affairs, both belonging to the headcount of the State Department of Education of Amapá, which put up with the period covered by this research. The study results indicate that assessment policies implemented in Basic Education as ENEM, have distanced themselves increasingly democratic and quality education, emphasizing on a profile ranqueadora and standardized assessment. However, the emphasis in Amapá the results of this examination has been treated indifferently, and educational policies aimed at emphasizing national demands, as pointed out in the three categories of analysis: to Category n. 1 indicates the absence of educational proposals for the High School to make respect to ENEM since the Category n. 2 emphasizes that the subjects with the highest ranking players agree to disseminate the results, even including the negative aspects of such disclosure and Category n. 3 shows that the deployment of these results in Amapá society reflected in didactic and pedagogical changes in the classroom of high school.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo intitulado A gestão educacional e o ENEM: desdobramentos na realidade do Amapá (1998-2010) tem como eixo norteador as seguintes indagações: quais os desdobramentos dos resultados do ENEM na realidade educacional do Ensino Médio no Amapá? Que iniciativas educacionais foram tomadas pelas gestões nacional e local, frente aos resultados do ENEM? Os objetivos consistiram em apresentar o cenário de implantação das políticas de avaliação, no Brasil, além de desvelar as finalidades do ENEM, no tocante à efetivação de políticas educacionais que garantam a democratização e a qualidade do ensino. Para alcançar tais objetivos, bem como responder as questões norteadoras, utilizou-se na metodologia, a pesquisa do tipo Qualitativa, com enfoque no Método Histórico, que permite fazer uma análise da organização da sociedade, suscitando explicações de categorias políticas, econômicas, sociais e culturais do objeto em estudo. Para coleta de dados empíricos, aplicou-se Entrevista aos seguintes sujeitos: 1 (um) Chefe de Divisão do Ensino Médio e 1 (um) Técnico em Assuntos Educacionais, ambos pertencentes ao quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Amapá, que atuaram no período que compreende esta pesquisa. Os resultados do estudo indicam que as políticas de avaliação implantadas na Educação Básica, tal como o ENEM, têm-se distanciado cada vez mais de uma educação democrática e de qualidade, acentuando-se em um perfil de avaliação ranqueadora e estandartizada. Todavia, no Amapá a ênfase aos resultados deste Exame, tem sido tratada de maneira indiferente, e as políticas educacionais direcionadas com ênfase às demandas nacionais, como apontados nas três categorias de análises: a Categoria n. 1 indica a ausência de propostas educacionais para o Ensino Médio que faça relação ao ENEM, já a Categoria n. 2 enfatiza que os sujeitos concordam com a forma ranqueada de divulgação dos resultados, mesmo compreendendo os aspectos negativos de tal divulgação e a Categoria n. 3 aponta que o desdobramento desses resultados na sociedade amapaense repercutiu em mudanças didático-pedagógicas nas salas de aula do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by shirly santos (shirly.santos@ifap.edu.br) on 2022-05-15T23:07:53Z No. of bitstreams: 1 A GESTÃO EDUCACIONAL E O ENEM.pdf: 767444 bytes, checksum: 5b714e658b1aa43158bbb819d9358ea5 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Solicito as seguintes correções nas informações do depósito. Qualquer dúvida, veja o tutorial de autodepósito disponível na página do repositório. 1 - o título do trabalho deve estar em letras minúsculas 2 - As palavras-chave devem ser separadas. Devem ser colocadas separadamente, uma em cada caixinha daquelas designadas para as palavras-chave. 3 - Quanto em "Citar como", a referência deve seguir o padrão da NBR 6023/2018. O nome do orientador não aparece na referência. Qualquer dúvida olhar no Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos, disponível na página do repositório. 4 - renomear o nome do arquivo para ficar no padrão do repositório, assim como orientado no tutorial. Aguardamos seu novo depósito com essas correções de metadados. on 2022-05-18T14:12:05Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by shirly santos (shirly.santos@ifap.edu.br) on 2022-05-22T23:06:44Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2022)- Agestão educacional e o Enem.pdf: 767444 bytes, checksum: 5b714e658b1aa43158bbb819d9358ea5 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T13:58:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS (2022)- Agestão educacional e o Enem.pdf: 767444 bytes, checksum: 5b714e658b1aa43158bbb819d9358ea5 (MD5) Previous issue date: 2014-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica e gestão educacionalpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectAvaliação do ensinopt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão educacional e o Enem: desdobramentos na realidade do Amapá (1998 - 2010)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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