Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/587
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A influência da afetividade no processo de aprendizagem a partir dos estudos de Chalita nas escolas de Ferreira Gomes |
Autor(es): | FRANÇA, Miguel de |
Primeiro Orientador: | THEOTONIO, Diogo Angeli |
Resumo: | O estudo focaliza a influência da afetividade no processo de aprendizagem a partir dos estudos de Chalita nas escolas do município de Ferreira Gomes, Estado do Amapá, especificamente no 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Pastor Jaci Torquato e João Freire Cordeiro. Um tema que vem sendo visto pela educação, como um caminho para a obtenção de bons resultados escolares e consequentemente, na vida adulta dessas crianças. Em vista disso, acredita-se que muitos problemas como as dificuldades de aprendizagem advêm de valores éticos, morais e/ou sociais. Ele fundamenta-se em apresentar as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem, compreendendo como acontece a relação afetiva entre professor e aluno dentro de um contexto escolar. Para esse estudo, além da realização de uma pesquisa bibliográfica, houve também a realização de uma pesquisa de campo de caráter investigativo exploratório, por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas, que continham questões sociais, econômicas e culturais. Durante a escolarização da criança pressupõe-se que haverá várias interações, nas quais a afetividade está presente. Nesse sentido, a escola deve proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade, sendo que o professor é fundamental para a aprendizagem dos educandos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Através da pesquisa realizada, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras das crianças deixam bem claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco. |
Abstract: | The study focuses on the influence of affectivity in the learning process from the studies of Chalita in schools in the municipality of Ferreira Gomes, State of Amapá, specifically in the 3rd year of Elementary education of municipal schools Pastor Jaci Torquato and João Freire Cordeiro. One theme that has been seen by education as a way to obtain good results in school and, consequently, in the adult life of these children. In view of this, it is believed that many problems such as learning difficulties stem from ethical, moral and/or social. It is based on presenting the contributions of the affective relationship to the process of learning, understanding how the affective relationship between teacher and studenthappens within a school context. For this study, in addition to conducting a survey literature there was also a field research of investigative character exploratory, through the application of a questionnaire with objective questions, which contained social, economic and cultural issues. During the child's schooling, it is assumed that there will be several interactions, in which affectivity is present. In this sense, the school must provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical conscience and transformative, in which this process should not be dissociated from affectivity, and the teacher is fundamental for the students' learning, making affectivity one of the elements that influence this process. Through the research carried out, it can be seen that affectivity is essential for educational performance, since the words of the children make it very clear that affectivity represents an important aspect in the process of learning, which is based on mutual respect, dialogue and, above all, affection reciprocal. |
Palavras-chave: | Educação - pedagogia Atividade escolar - pedagogia Afetividade - processo de aprendizagem |
CNPq: | CNOQ: CIENCIACIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | FRANÇA, Miguel de. A influência da afetividade no processo de aprendizagem a partir dos estudos de Chalita nas escolas de Ferreira Gomes. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/587 |
Data do documento: | 12-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANÇA (2022). A INFLUENCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons