Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Tiago Caminha de-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3508-2339pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://revista.ufpi.br/index.php/parforpt_BR
dc.creatorCRUZ, Margareth Souza da-
dc.date.accessioned2022-05-20T01:38:29Z-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-05-20T01:38:29Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationCRUZ, Margareth Souza da. A importância do lúdico na educação infantil: aprender brincando. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá, Porto Grande, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/583-
dc.description.abstractIt is human nature to seek knowledge, and such action is present in all phases of human life. From the first years of life, every child learns to play, and when playing, he develops an affective relationship with the world, with objects and, mainly, with the people around him. This makes them come across limits, wants, desires and interpretations different from their own, so there is a valuable exchange that builds their social skills. The general objective of this research is to analyze the importance of playful methodologies in the teaching and learning process in early childhood education. As the specific objectives we have: to discuss the importance of the playful process in the construction of the child's development in early childhood education; to verify the challenges in the insertion of recreational activities in early childhood education; understand the importance of playing in a pedagogical way in the student's construction process; to evaluate pedagogical proposals aimed at play in early childhood education. The research has a qualitative nature. And the main investigative part of this work is the bibliographic and documentary research. In this way, it is observed that the importance of Ludic through the proposals of activities, whether through games, games and other instruments that are useful for the teaching-learning process of students through the mediation of the teacher in Early Childhood Education. And it was found that the ludic promotes in early childhood education an educational practice of knowledge of the world, orality, rules and socialization. the playful activitypt_BR
dc.description.resumoÉ da natureza humana a busca do conhecimento, e tal ação encontra-se presente em todas as fases da vida do ser humano. Desde os primeiros anos de vida toda criança aprende a brincar, e ao brincar, ela desenvolve uma relação afetiva com o mundo, com os objetos e, principalmente, com as pessoas ao seu redor. Isso faz com que elas se deparem com limites, vontades, desejos e interpretações diferentes das suas, havendo então, uma troca valiosa que constrói suas habilidades sociais. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância de metodologias lúdicas no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Como os objetivos específicos têm-se: discutir a importância do processo lúdico na construção do desenvolvimento da criança na educação infantil; verificar os desafios na inserção de atividades lúdicas na educação infantil; compreender a importância do brincar de forma pedagógica no processo de construção do aluno; avaliar propostas pedagógicas voltadas ao lúdico na educação infantil. A pesquisa possui um cunho qualitativo. E tem-se com a pesquisa bibliográfica e documental a principal parte investigativa desse trabalho. Deste modo observa-se que a importância do Lúdico através das propostas de atividades, seja por meio dos jogos, brincadeiras e outros instrumentos que são úteis para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos através da mediação do professor na Educação Infantil. E que ficou constatado que o lúdico promove na educação infantil uma prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, regras e socialização. A atividade lúdicapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Margareth Cruz (margarethcruz.86.ap@gmail.com) on 2022-05-20T01:38:29Z No. of bitstreams: 2 CRUZ (2022) A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf: 484201 bytes, checksum: 6e1fc0bfac2a95dc2a79184f7c8be148 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-20T01:38:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CRUZ (2022) A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf: 484201 bytes, checksum: 6e1fc0bfac2a95dc2a79184f7c8be148 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectEducação infantil - atividade lúdicapt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância do lúdico na educação infantil: aprender brincandopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRUZ (2022). A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf472,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons