Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MATTOS, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.creatorMORAES, Simeia Santos-
dc.date.accessioned2022-05-20T01:30:22Z-
dc.date.available2022-05-03-
dc.date.available2022-05-20T01:30:22Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.citationMORAES, Simeia Santos. Os professores e os desafios da inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no Ensino Fundamental I. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/582-
dc.description.abstractTeachers and the challenges of incluing students with educational needs, this work is a qualitative research, which sought to analyze the per ceptions of teachers when students with disabilities, in a school in Macapá, in order to identify the actions and challenges caced by them in the classrom, to deal with these students and their specificity. Intervienws, questionnaire were used as a research instrument carried out with teachers from the regular classrom and a teacher from the Specialized Care –AEE classroom, in a state school institution in Macapá. We realize that, even with the statement by Salamanca (1994), even today, special education is treated by some neglect and in a certain way neglected, and is presented largely in forms of interaction and without further depth, thus highting prejudice in teaching school is fundamental I. I analyzed the information that is increasingly inserted in the regular school, in turn, we emphasize that teachers to deal with the presente situations when including students, they still experientes , they still experience difficulties, despite seeking pedagogical activities to develop in children a learning process that was not achieved, thus the role of the teacher is to seek to promote the interaction of students with colleagues and with the entire school contexto, transforming their needs into equality.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de pesquisa qualitativa, onde procurou analisar as percepções de professores sobre os alunos com deficiência, em uma escola em Macapá, de modo a identificar as ações e os desafios enfrentados por eles em sala de aula, para lidar com estes alunos e suas especificidades. Foram utilizados, entrevistas, um questionário como instrumento de pesquisa realizado com professores da sala de aula regular e professor da sala de aula de Atendimento Educacional Especializado –AEE, em uma instituição escolar estadual em Macapá. Percebemos que, mesmo com a declaração de Salamanca (1994), ainda nos dias atuais a educação especial é tratada por alguns descasos e de uma certa forma negligenciada, e é apresentada em grande parte em formas de interação e sem maior aprofundamento, realçando assim o preconceito nas escolas de ensino fundamental I. Foram analisadas as informações estão cada vez mais inseridas na escola regular, por sua vez destacamos que os professores ainda não estão preparados para lidar com as situações presentes ao incluir os alunos, ainda sentem dificuldades, apesar de buscarem atividades pedagógicas para assim desenvolver nas crianças uma aprendizagem que ainda não foi alcançada, deste modo o papel do professor é procurar promover a interação do aluno com deficiência com colegas e com todo contexto escolar, transformando suas necessidades em igualdade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simeia Santos Moraes Santos Moraes (simeiasantos1212@gmail.com) on 2022-05-20T01:30:22Z No. of bitstreams: 1 TCC III -3 SIMEIA SANTOS MORAES.pdf: 704812 bytes, checksum: 11a3a949a943a8bfbf226bdcda8337d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-20T01:30:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC III -3 SIMEIA SANTOS MORAES.pdf: 704812 bytes, checksum: 11a3a949a943a8bfbf226bdcda8337d2 (MD5) Previous issue date: 2022-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesafio de Professorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleOs professores e os desafios da inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeTeachers and the Challenges of Inclusion of Students with Special Needs in Elementary School Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAES (2022) - Os professores e os desafios da inclusão.pdf688,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons