Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/577
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação inclusiva: os desafios no processo da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular da escola municipal Acre do 1º ao 5º ano |
metadata.dc.creator: | MARTINS, Marilene Alves PINHEIRO, Tereza Alice de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | THEOTONIO, Diogo Angeli |
metadata.dc.description.resumo: | Conforme estabelecido na política educacional do Brasil desde a década de 1990, tem havido muitas discussões sobre os desafios e dificuldades dos alunos com deficiência. O presente estudo tem por finalidade analisar as inseguranças do professor a fim de considerar a inclusão de alunos com deficiência na sala de aula. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, o trabalho foi construído com o objetivo de analisar se a realidade dos alunos com deficiências da escola Municipal Acre propicia de fato o aprendizado no ambiente escolar e se a unidade escolar está preparada para receber esses alunos. Pois sabemos que sem o apoio especial para fornecer orientação e assistência aos professores, as crianças com deficiência não podem ser incluídas de fato no ensino regular. |
Abstract: | As established in Brazil's educational policy since the 1990s, there have been many discussions about the challenges and difficulties of students with special educational needs. The present study aims to analyze the teacher's insecurities in order to consider the inclusion of students with special needs in the classroom. For the development of the present work, bibliographic and field research were used, the work was built with the objective of analyzing whether the reality of the students of the Municipal Acre school, in fact provides learning in the school environment and if the school unit is prepared to receive this student. For we know that without special support to provide guidance and assistance to teachers, children with special educational needs cannot really be included in mainstream education. |
Keywords: | Educação inclusiva Formação de professores Inclusão educacional |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal do Amapá |
metadata.dc.publisher.initials: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citation: | MARTINS, Marilene Alves; PINHEIRO, Tereza Alice de Sousa. Educação inclusiva: os desafios no processo da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular da escola municipal Acre do 1° ao 5° ano. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/577 |
Issue Date: | 22-Apr-2022 |
Appears in Collections: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARTINS; PINHEIRO (2022). Educação inclusiva | 598,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License