Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/572
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do brincar no desenvolvimento infantil |
Autor(es): | SOUZA, Maria Aparecida Farias de CARDOSO, Poliana Maciel dos Santos |
Primeiro Orientador: | THEOTONIO, Diogo Angeli |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa visa analisar a importância do brincar na Educação Infantil para desenvolvimento cógnito, social e cultural da criança no âmbito escolar e na sociedade que o cerca. A intenção foi abordar os benefícios do brincar para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos nessa fase escolar. E também para refletir sobre como acontece esse brincar nas práticas pedagógicas do ensino nessa modalidade da Educação Infantil. Diante do que foi proposto neste trabalho, vimos como os métodos lúdicos desencadeiam o despertar de infinitas possibilidades do brincar para o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Vimos com esta pesquisa, como as brincadeiras de rodas, os jogos lúdicos, as brincadeiras com músicas e os brinquedos são instrumentos fundamentais para uma educação e ensino de qualidade para as crianças da Educação Infantil. Abordamos também o papel do professor na Educação Infantil e como ele usa o brincar como instrumento metodológico em seus planejamentos de aula. Portanto, para a realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico a partir de Kishimoto (1993) e Vygotsky (1994) com vastos conhecimentos sobre a temática. Fundamentando assim nossa percepção em artigos, livros, sites que nos levaram a refletir sobre a importância do brincar para a Educação Infantil e nas leis que amparam esse brincar como garantia de direito da criança na escola. Além dos referenciais metodológicos para desenvolvimento deste trabalho, utilizamos estratégias caracterizadas pela abordagem metodológica qualitativa por meio da pesquisa de campo, com observação direta e coletas de dados na Creche Municipal Maria Madalena. Observamos que o brincar está presente na rotina dos alunos da Creche, e que a escola prioriza esse momento importante para o processo do desenvolvimento de aprendizagem dos seus alunos. |
Abstract: | The present research work aims to analyze the importance of playing in Early Childhood Education for the cognitive, social and cultural development of the child in the school environment and in the society that surrounds it. The intention was to address the benefits of playing for the teaching-learning process of students at this school stage. And also to reflect on how this play happens in the pedagogical practices of teaching in this type of Early Childhood Education. In view of what was proposed in this work, we saw how playful methods trigger the awakening of infinite possibilities of playing for the development of students in the learning process. We saw with this research, how the games of wheels, the ludic games, the games with music and the toys, are fundamental instruments for an Education that has in the play benefits that provide a quality education for the Children of the Infantile Education. We also address the role of the teacher in early childhood education and how he uses play as a methodological tool in his lesson plans. Therefore, for the accomplishment of this work, we used the bibliographical research with theoretical basis from Kishimoto (1993) and Vygotsky (1994) with vast knowledge on the subject. Thus basing our perception on articles, books, websites that led us to reflect on the importance of playing for early childhood education and on the laws that support this play as a guarantee of the child's right in school. In addition to the methodological references for the development of this work, we used strategies characterized by a qualitative methodological approach through field research, with direct observation and data collection at the Maria Madalena Municipal Nursery. We observed that playing is present in the routine of the day care students, and that the school prioritizes this important moment for the process of the learning development of its students. |
Palavras-chave: | Educação infantil - brincadeira Desenvolvimento infantil - brincadeira Brincar - ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | SOUZA, Maria Aparecida Farias de; CARDOSO, Poliana Maciel dos Santos. A importância do brincar no desenvolvimento infantil. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/572 |
Data do documento: | 12-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARDOSO; SOUZA (2022). A IMPORTANCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO.pdf | 936,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons