Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MATTOS, Sandra Maria Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.creatorSOUZA, Tatiana Aguiar-
dc.creatorSANTOS, Dayana Silva Almeida Moraes dos-
dc.date.accessioned2022-05-19T12:13:25Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-19T12:13:25Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Tatiana Aguiar; SANTOS, Dayana Silva Almeida Moraes dos. Os desafios das práticas pedagógicas diante da alfabetização e letramento na educação infantil. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/570-
dc.description.abstractThe present work aims to clarify what literacy is and what are the ways for the student to acquire adequate knowledge for their growth. Contextualize the didactic sequences in order to make them more meaningful and understandable for children. The methodological approach used was bibliographic research, the main procedure being the descriptive analysis. Emphasizing literacy as a pedagogical practice to be carried out in a playful way, and emphasizing that the literacy process is to prioritize actions that provide access to this work, and it is essential that active participation occurs in the proposed activities with a focus on motivating and stimulating situations that favors cognitive and personal development. The perspective in early childhood education must therefore be conceived from the moment the student enters school, the teacher is essential for the development in the higher psychological function of the student. The Challenges of Inclusive Education under a new look. For this, an explanation was made of the role of the school, the role of the family and the role of the teacher, pedagogical practices in early childhood education, political pedagogical project as the basis of pedagogical practice and pedagogical practice mind and body. We observed some pedagogical practices among them: Romantic, Cognitive and Critical pedagogical practice. Because it is from the recognition of changes in these three points that the inclusion of the student and training is ensured so that society recognizes differences without discrimination and prejudice.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem objetivo esclarecer o que é alfabetização e quais as formas de o aluno adquirir conhecimento adequado para seu crescimento. Contextualizar as sequências didáticas de modo a torná-las mais significativa e compreensível para as crianças abordagem metodológica utilizada foi de pesquisa bibliográfica, sendo a principal procedimento a análise descritiva. Destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico, e enfatizado que o processo de alfabetização seja para priorizar ações que oportunizar o acesso realizado deste trabalho, e fundamental que ocorra a participação ativa nas atividades propostas com foco em situações motivadoras e estimulantes que venha favorece o desenvolvimento cognitivo e pessoal. A perspectiva na educação infantil deve assim ser concebida desde o momento em que o aluno ingressa na escola, o professor é essencial para o desenvolvimento na função psicológico superiores do alunado. Os Desafios da Educação Inclusiva sob um novo olhar. Para isso foi feito uma explanação do papel da escola, papel da família e papel do professor, praticas pedagógicas na educação infantil, projeto político pedagógico como base da pratica pedagógica e prática pedagógica mente e corpo. Observamos algumas pratica pedagógica dentre eles: Pratica pedagógica Romântica, Cognitiva e a Crítica. Pois é a partir do reconhecimento de mudanças desses três pontos é que se garante a inclusão do aluno e a formação para que a sociedade reconheça as diferenças sem discriminação e preconceito .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiana Souza (tati.souzaa.jesus75@gmail.com) on 2022-05-19T12:13:25Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA (TATIANA E DAYANA) COMPLETO (1).pdf: 575944 bytes, checksum: 7279c6d569cef962531e37c0f26722e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-19T12:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA (TATIANA E DAYANA) COMPLETO (1).pdf: 575944 bytes, checksum: 7279c6d569cef962531e37c0f26722e1 (MD5) Previous issue date: 2022-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPratica pedagógicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleOs desafios das práticas pedagógicas diante da alfabetização e letramento na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of pedagogical practices in the face of literacy and literacy in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA (TATIANA E DAYANA) COMPLETO (1).pdf562,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons