Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/564
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios do processo ensino-aprendizagem de estudantes com surdez em ambientes de aprendizagem |
Autor(es): | SILVA, Danielli da Costa SANTOS, Juliete Michelly Ribeiro dos |
Primeiro Orientador: | VIEIRA, Josimar de Aparecido |
Resumo: | Durante muito tempo, a identidade, cultura e a língua natural dos surdos foram rejeitadas pela sociedade ouvinte sendo que na atualidade, concepções existentes estão sendo revistas e esses sujeitos, mesmo sendo vistos como cidadãos com direitos e deveres iguais diante da sociedade, vivenciam situações cotidianas excludentes. Nesta direção, este trabalho de pesquisa analisa criticamente problemas complexos e situações que ocorrem nas relações entre professor e estudante surdo em ambientes de aprendizagem que apresentam concepções de educação diversas, e muitas vezes excludentes. Constituída como pesquisa descritiva, com dimensão exploratória, seguiu abordagem qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo. Foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e de campo, do tipo estudo de caso, envolvendo professores, técnicos administrativos e gestores/coordenadores que atuam do sexto ao nono ano da educação básica, numa escola localizada no município de Porto Grande, Estado do Amapá. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário a todos os professores, técnicos administrativos e gestores/coordenadores, que atuam no ambiente de aprendizagem já citados, perfazendo um total de doze profissionais da educação. Na sua constituição, este relatório apresenta uma introdução onde são apresentadas as razões para a escolha do tema, é anunciado o tema, caracterização do problema de pesquisa e a descrição dos objetivos (geral e específicos). Na sequência é discorrido o percurso metodológico que foi adotado e análise dos resultados e discussões sobre os dados coletados. Por fim são apresentadas propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais do trabalho produzido. Os resultados indicam que os métodos, procedimentos e alternativas de ação que estão sendo utilizados pela escola e professores para o processo ensino-aprendizagem de estudantes incluídos em ambientes de aprendizagens regulares estão conseguindo diminuir as dificuldades encontradas cotidianamente. Palavras-Chave: Processo ensino-aprendizagem. Estudante surdo. Ambiente de aprendizagem inclusivo. Formação de professores. |
Abstract: | For a long time, the identity, culture and natural language of the deaf were rejected by the hearing society, and currently, existing conceptions are being reviewed and these subjects, even though they are seen as citizens with equal rights and duties before society, experience everyday situations. excluding. In this direction, this research work critically analyzes complex problems and situations that occur in the relationship between teacher and deaf student in learning environments that present diverse, and often excluding, conceptions of education. Constituted as a descriptive research, with an exploratory dimension, it followed a qualitative approach, accompanied by a quantitative treatment. It was carried out through bibliographic research, documental and field analysis, of the case study type, involving teachers, administrative technicians and managers/coordinators who work from the sixth to the ninth year of basic education, in a school located in the municipality of Porto Grande, State from Amapá. Data collection was carried out with the application of a questionnaire to all teachers, administrative technicians and managers/coordinators, who work in the aforementioned learning environment, making a total of twelve education professionals. In its constitution, this report presents an introduction where the reasons for the choice of the theme are presented, the theme is announced, characterization of the research problem and the description of the objectives (general and specific). Following, the methodological course that was adopted and analysis of the results and discussions on the data collected are discussed. Finally, complementary didactic proposals are presented to face the research problem and the final considerations of the work produced. The results indicate that the methods, procedures and alternatives of action that are being used by the school and teachers for the teaching-learning process of students included in regular learning environments are managing to reduce the difficulties encountered daily. Keywords: Teaching-learning process. deaf student. Inclusive learning environment. Teacher training. |
Palavras-chave: | Formação de professores Estudante surdo Aprendizagem inclusiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | SILVA, Danielli da Costa; SANTOS, Juliete Michelly Ribeiro dos. Desafios do processo ensino-aprendizagem de estudantes com surdez em ambientes de aprendizagem. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/564 |
Data do documento: | 19-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIEIRA; SILVA (2022). Desafios do processo ensino-aprendizagem | 403,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons