Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/563
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática |
Autor(es): | SANTOS, Joelma Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | VIEIRA, Josimar de Aparecido |
Resumo: | Abordar o tema construção coletiva da identidade da escola a partir das contribuições do projeto político pedagógico (PPP) e da gestão democrática requer acreditar que projeto político pedagógico e a gestão democrática possuem uma importância na construção da identidade da escola, sendo esta construção um compromisso de todos aqueles que fazem parte desse processo, entendendo que a escola precisa abraçar de forma mais ampla e democrática a construção de uma identidade própria. Nesta direção, esta pesquisa teve como finalidade analisar os principais desafios para a construção coletiva da identidade da escola, considerando o PPP e a gestão democrática. Para tanto definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar a importância do projeto político pedagógico na construção coletiva da identidade da escola; b) compreender a gestão democrática de uma escola e sua contribuição na construção coletiva de sua identidade e c) destacar os principais desafios que estão sendo enfrentados no dia a dia de uma escola no processo da construção de sua identidade, considerando o projeto político pedagógico e os princípios da gestão democrática. Trata-se de um estudo envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo- exploratória constituída numa perspectiva de natureza qualitativa. O método utilizado foi hipotético-dedutivo e os procedimentos adotados foram por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e a observação com levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas às professoras, gestoras/coordenadoras e técnicos administrativos de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, este relatório apresenta uma introdução onde são apresentadas as razões para a escolha do tema, é anunciado o tema, caracterização do problema de pesquisa e a descrição dos objetivos (geral e específicos). Na sequência é discorrido o percurso metodológico que foi adotado e análise dos resultados e discussões sobre os dados coletados. Por fim são apresentadas propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais do trabalho produzido. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios quando se refere a construir a identidade da escola de forma coletiva, dificuldades que caminham desde de sua construção até sua vivência e principalmente compreender o papel de uma gestão elencada a princípios democráticos e a importância que o PPP possui dentro desse processo de construção. |
Abstract: | Addressing the theme collective construction of school identity from the contributions of the political pedagogical project (PPP) and democratic management requires believing that political pedagogical project and democratic management have an importance in the construction of the school's identity, and this construction is a commitment to all those who are part of this process, understanding that the school needs to embrace in a broader and more democratic way the construction of its own identity. In this direction, this research aimed to analyze the main challenges for the collective construction of the school's identity, considering the PPP and democratic management. To this end, the following specific objectives were defined: a) to identify the importance of the pedagogical political project in the collective construction of the school's identity; b) understand the democratic management of a school and its contribution to the collective construction of its identity and c) highlight the main challenges that are being faced in the daily life of a school in the process of building its identity, considering the political pedagogical project and the principles of democratic management. It is a study involved in a descriptive-exploratory research constituted in a qualitative perspective. The method used was hypothetical-deductive and the procedures adopted were through bibliographic research, document analysis and observation with data collection through the application of a questionnaire with open and closed questions to teachers, managers/coordinators and administrative technicians of a day care center in the municipality of Porto Grande, State of Amapá. In its constitution, this report presents an introduction where the reasons for the choice of the theme are presented, the theme is announced, characterization of the research problem and the description of the objectives (general and specific). Following, the methodological course that was adopted and analysis of the results and discussions on the data collected are discussed. Finally, complementary didactic proposals are presented to face the research problem and the final considerations of the work produced. The results indicate that there are numerous challenges when it comes to building the school's identity collectively, difficulties that go from its construction to its experience and mainly to understand the role of a management listed to democratic principles and the importance that the PPP has within this construction process. |
Palavras-chave: | Identidade da escola Projeto político pedagógico - escola Escola - gestão democrática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | SANTOS, Joelma Rodrigues dos. Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática. 2020. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/563 |
Data do documento: | 14-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS (2020). Desafios na construção coletiva | SANTOS (2022)- Desafios na construção da identidade Da escola | 359 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons