Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/557
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A afetividade na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Affectivity in early childhood education
Autor(es): SILVA, Vangelina Souza dos Santos
COSTA, Juziane Pereira da
Primeiro Orientador: MATTOS, Sandra Maria Nascimento de
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar e discutir a importância da temática: A Afetividade na Educação Infantil, temática essa que é de fundamental importância para os profissionais dessa área, bem como a importância do professor no desenvolvimento e na abordagem da afetividade. Pois, falar de Educação Infantil requer a expressão clara e sincera sobre afetividade na prática pedagógica. O profissional que se preocupa com sua prática, busca conhecimento para desenvolver um excelente trabalho junto as crianças. Para compor este trabalho, buscamos por algumas concepções de afetividade e algumas considerações sobre Educação Infantil. A fundamentação teórica está amparada na visão de grandes teóricos renomados que defendem o assunto, como: Piaget, Freire, Vygotsky, Wallon, Lisboa, entre outros; que abrangem a avaliação de quando e como a afetividade deve ser utilizada como ferramenta de aproximação entre professor e aluno, e, a importância da conscientização dos educadores sobre a abordagem da mesma em suas práticas pedagógicas. Para isso também nos apoiamos em entrevistas realizadas com profissionais da área e com pais de alunos dessa faixa etária de aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo e com cunho bibliográfico, onde utilizamos como instrumento de pesquisa, um questionário que foi aplicado aos sujeitos estudados, bem como as pesquisas realizadas em bancos de dados e bibliotecas virtuais. O resultado da pesquisa mostrou que os profissionais da Educação Infantil, assim como os pais dos alunos, consideram a afetividade uma ferramenta essencial e indispensável no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, seus benefícios são de total importância para a formação pessoal e social do indivíduo. Os objetivos trazem: a cooperação, tolerância, amizade, solidariedade, gosto pelo ensino, respeito e a interação satisfatória entre aluno e professor. Este trabalho foi de suma importância para nossa formação, permitindo-nos pesquisar sobre um tema tão prazeroso e gostoso de aprender, é muito gratificante constatar que os profissionais da Educação Infantil a cada dia buscam capacitar-se, empenhando-se cada vez mais para se tornarem os melhores em sala de aula, superando seus medos e desafios para serem profissionais de excelência.
Abstract: The present work aimed to analyze and discuss the importance of the theme: Affectivity in Early Childhood Education, a theme that is of fundamental importance for professionals in this area, as well as the importance of the teacher in the development and approach of affectivity. Because talking about Early Childhood Education requires a clear and sincere expression about affectivity in pedagogical practice. The professional who cares about his practice, seeks knowledge to develop an excellent work with children. To compose this work, we searched for some conceptions of affectivity and some considerations about Early Childhood Education. The theoretical foundation is supported by the vision of great renowned theorists who defend the subject, such as: Piaget, Freire, Vygotsky, Wallon, Lisbon, among others; which cover the assessment of when and how affectivity should be used as a tool to bring teachers and students closer, and the importance of raising awareness among educators about approaching it in their pedagogical practices. For this, we also rely on interviews conducted with professionals in the area and with parents of students in this learning age group. This is a descriptive study of a qualitative nature and with a bibliographic nature, where we used as a research instrument, a questionnaire that was applied to the subjects studied, as well as research carried out in databases and virtual libraries. The result of the research showed that the professionals of Early Childhood Education, as well as the parents of the students, consider affection an essential and indispensable tool in the process of development and learning of children, its benefits are of total importance for the personal and social formation of the individual. The objectives bring: cooperation, tolerance, friendship, solidarity, taste for teaching, respect and satisfactory interaction between student and teacher. This work was of paramount importance for our training, allowing us to research on a topic so pleasant and pleasant to learn, it is very gratifying to see that professionals in Early Childhood Education every day seek to train themselves, striving more and more to become the best in the classroom, overcoming their fears and challenges to be professionals of excellence.
Palavras-chave: Afetividade - desenvolvimento
Educação Infantil - aprendizagem
Afetividade - educação infantil
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro de Referência em EaD de Pedra Branca do Amapari
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: COSTA, Juziane Pereira da; SILVA, Vangelina Souza dos Santos. A afetividade na educação infantil. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/557
Data do documento: 3-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, COSTA (2022) - A afetividade da educação infantil.pdf.pdfA afetividade na educação infantil: a importância do afeto para o ensino aprendizagem522,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons