Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | RABELO, Mauro Sergio Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6169148100502186 | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Benaia de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8108466926408806 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T22:49:25Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17 | - |
dc.date.available | 2022-05-17T22:49:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Benaia de Carvalho. A formação continuada permanente dos professores da escola estadual professora Maria Helena Cordeiro. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/553 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to promote a reflection on the relationship between permanent continuing education for teachers and the quality of the teaching and learning process; to analyze the importance of offering permanent continuing education in the school space, in view of professional improvement, introduction of new methodologies in the educational process. A bibliographical research was carried out to support the work, verifying the theoretical contributions of Freire, Imbernón, Perrenoud, Tardif, Silveira and other researchers about the theme. Initially, a historical approach was made to the process of continuing education for teachers in Brazil, starting with LDB 9394/96. Afterwards, the field study was carried out, with the population of teachers from the final years of elementary school and high school at Escola Estadual Professora Maria Helena Cordeiro. The study is a reflection on the aspects of teaching practice regarding professional competence, the need for constant research, study and updating, because the knowledge society requires a professional updated with changes and that adapts easily; that seeks to know and apply new methodologies and tools in their practice providing more quality to the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como finalidade promover uma reflexão sobre a relação entre a formação continuada permanente dos professores e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; analisar a importância da oferta de formação continuada permanente no espaço escolar, em vista ao aperfeiçoamento profissional, introdução de novas metodologias no processo educativo. Foi realizada pesquisa bibliográfica para fundamentação do trabalho, verificando as contribuições teóricas de Freire, Imbernón, Perrenoud, Tardif, Silveira e de outros pesquisadores acerca do tema. Inicialmente foi realizada abordagem histórica do processo de formação continuada de professores no Brasil a partir da LDB nº 9394/96. Posteriormente foi executado o estudo de campo, tendo como população professores do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Helena Cordeiro. O estudo constitui-se em uma reflexão sobre os aspectos da prática docente referente a competência profissional, a necessidade da constante pesquisa, estudo e atualização, pois a sociedade do conhecimento requer um profissional atualizado com as mudanças e que se adapte com facilidade; que procura conhecer e aplicar novas metodologias e ferramentas na sua prática proporcionando mais qualidade ao processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Benaia Rodrigues (bnaiacfd@gmail.com) on 2022-05-17T22:49:25Z No. of bitstreams: 1 TCC A FORMAÇÃO CONTINUADA PERMANENTE DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA HELENA CORDEIRO.pdf: 1170555 bytes, checksum: 295f28d0313e01dff357adf0af9e033e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-17T22:49:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC A FORMAÇÃO CONTINUADA PERMANENTE DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA HELENA CORDEIRO.pdf: 1170555 bytes, checksum: 295f28d0313e01dff357adf0af9e033e (MD5) Previous issue date: 2022-04-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A formação continuada permanente dos professores da Escola Estadual professora Maria Helena Cordeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES (2022) - A formação continuada permanente.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons