Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/549
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da relação da família e escola no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | CUNHA, Heldiléia Aranha |
Primeiro Orientador: | RABELO, Mauro Sérgio Soares |
Resumo: | O objetivo da pesquisa será para analisar a importância da relação família e escola para formação do estudante. Identificar quais estratégias utilizar para que a família seja participativa no processo de aprendizagem do estudante, entender como funciona este processo educativo, mostrar os possíveis caminhos que podem ser utilizadas para que a família seja mais participativa neste processo. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo na escola Érika Daniella de Castro Silva, localizada na Rua São Francisco, Nº 2023 Bairro; Reviver - CEP:68.945000 - Pedra Branca do Amapari. Os participantes do estudo foram oito mães de alunos, e a equipe pedagógica da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e questionários. A base teórica foi composta por autores tais como Piaget, Venosa, Arroyo, Osório, Jardim e Symanzki. Na análise de dados identificou-se que a Escola Érika Daniella possui uma gestão democrática e participativa, satisfatórios tantos aos professores como aos pais e alunos. Por tanto foi analisada uma pesquisa com abordagem qualitativa e bibliográfica, com autores que falam a respeito do assunto em questão, e os métodos de pesquisa será por meio de coleta e análise de dados. |
Abstract: | The objective of the research will be to analyze the importance of the relationship family and school for the student's formation. To identify which strategies to use for the family to be participativa in the process of the student's learning, to understand how this educational process works, to show the possible roads that can be used for the family to be more participativa in this process. For so much a field research was accomplished at the school Érika Daniella of Castro Silva, located in the Rua São Francisco, no. 2023 Neighborhood; To relive - CEP:68.945000 - White Stone of Amapari. The participants of the study were eight mothers of students, and the pedagogic team of the school. The collection of data was accomplished through interview and questionnaires. The theoretical base was composed by such authors like Piaget, Veined, Veined, Arroyo, Osório, Garden and Symanzki. In the analysis of data he/she identified that the Escola Érika Daniella possesses a democratic administration and participativa, satisfactory so many to the teachers as to the parents and students. For so much a research was analyzed with qualitative and bibliographical approach, with authors that speak regarding the subject in subject, and the research methods it will be through collection and analysis of data. |
Palavras-chave: | Escola - ensino-aprendizagem Família - ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | CUNHA, Heldiléia Aranha. A importância da relação da família e escola no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/549 |
Data do documento: | 24-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CUNHA (2022). A importância da relação da família.pdf | A importância da relação da família e a escola no processo de ensino-aprendizagem | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons