Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/545
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Leitura: um incentivo à prática para os alunos do 2º ano do ensino fundamental I da escola municipal Josefa Nery da Costa |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, Alice Duarte Pantoja da SILVA, Elizama Miranda da |
Primeiro Orientador: | Rabelo, Mauro Sérgio Soares |
Resumo: | A presente pesquisa discorre sobre um tema de grande pertinência e fundamental importância dentro do ambiente escolar, trata-se, no entanto, do incentivo à leitura desde as series iniciais. A temática justifica-se devido à importância da leitura para o desenvolvimento social, cultural, e intelectual da criança. Sendo o elemento fundamental para sua aprendizagem. Pois, no que se refere à educação, ela vem em primeira linha dar ao aluno o conhecimento, e esta prática só é possível com o hábito da leitura. Portanto, tem como objetivo central “incentivar o hábito da leitura desde as séries iniciais”, englobando uma análise nas séries iniciais, com seus principais motivadores e estratégias de incentivo. Aqui a leitura será vista como um dos mais relevantes instrumentos para a formação de cidadãos leitores. E para isso, a pesquisa discorreu através de um estudo bibliográfico e documental, de cunho exploratório. Na qual se realizou, inicialmente, uma revisão de literatura, meio de pesquisa que “permite a busca, a avaliação crítica e a síntese das evidências disponíveis do tema investigado” e, por conseguinte, uma pesquisa de campo, realizada por meio da observação direta das atividades e de entrevistas para obter as explicações e informações do que ocorre naquela realidade, sobre o referido tema. Tal pesquisa aborda a influência e a importância do livro sobre a vida das crianças. Fazendo um traçado sobre o que vem a ser a leitura, a leitura do século XXI, bem como, o incentivo a prática para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. E por fim traz os resultados da pesquisa realizada em campo. |
Abstract: | This research discusses a topic of great relevance and fundamental importance within the school environment, it is, however, about encouraging reading from the early grades. It is justified by the importance of reading for a child's social, cultural, and intellectual development. Being the fundamental element for your learning. Because, with regard to education, it comes in first line to give the student knowledge, and this practice is only possible with the habit of reading. Therefore, its main objective is “Recovering the value of reading as a form of pleasure and not an obligation”, encompassing an analysis in the initial series, with its main motivators and incentive strategies. Here, reading will be seen as one of the most relevant instruments for the formation of citizen readers. And for that, the research took place through a bibliographical and documentary study, of an exploratory nature. In which, initially, a literature review was carried out, a means of research that "allows the search, critical evaluation and synthesis of available evidence on the investigated topic" and, consequently, a field research, carried out through direct observation activities and interviews to obtain explanations and information about what happens in that reality, on the referred theme. Such research addresses the influence and importance of the book on children's lives. Making an outline of what reading is, the reading of the 21st century, as well as encouraging practice for the development of children's learning. And finally, it brings the results of the research carried out in the field. |
Palavras-chave: | Leitura - ambiente escolar Leitura em sala de aula Leitura - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | CONCEIÇÃO, Alice Duarte Pantoja da; SILVA, Elizama Miranda da. Leitura: um incentivo à prática para os alunos do 2º ano do ensino fundamental I da escola municipal Josefa Nery da Costa. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia – EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/545 |
Data do documento: | 25-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONCEIÇÃO, SILVA (2022). Leitura um incentivo.pdf | Leitura: um incentivo à prática para os alunos do 2º ano do ensino fundamental I da escola municipal Josefa Nery da Costa | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons