Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004025244671227pt_BR
dc.creatorROCHA, Renildo Pantoja da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3974683858131705pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-28T15:48:52Z-
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-04-28T15:48:52Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationROCHA, Renildo Pantoja da. Laboratório didático: uma proposta de protótipo neutralizador para descartes de resíduos químicos produzidos a partir de aulas experimentais. 2021. 20 f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/524-
dc.description.abstractThis article presents a proposal for a neutralizing prototype to discard expired chemical products (acids and bases) and leftover solutions for practical/experimental classes. The research was carried out at E. E. Prof. Francisco Walcy Lobato Lima, which, like so many other schools, does not have a chemical waste management plan, collection and disposal service. The objective was to build a neutralizing prototype for discarding expired acid/base solutions that are generated in practical/experimental classes, giving a correct destination to these chemical residues that can bring environmental damage to human health. The methodology was based on an experimental research made from low-cost alternative materials (acrylic water bottles, scrapped suitcase, water fountain tap, flat bar, sand, marble and limestone). The experiment/test served to carry out the direct manipulation of the objects of study, following steps in the investigative process for testing and, thus, evaluating the final quality of the manipulated materials. The results showed that the neutralizer prototype is compatible with carrying out the neutralization of acidic and base solutions, generating a safe and correct disposal procedure that, together with a chemical waste management plan, can prevent the health of the school environment.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma proposta de protótipo neutralizador para descartar produtos químicos (ácidos e bases) vencidos e sobras de soluções referentes às aulas práticas/experimentais. A pesquisa foi realizada na E. E. Prof. Francisco Walcy Lobato Lima,que como tantas outras escolas não tem um plano de gestão de resíduos químicos, serviço de coleta e depósito para descarte. O objetivo foi construir um protótipo neutralizador para descartes das soluções ácidas/bases vencidas e que são geradas nas aulas práticas/experimentais dando uma destinação correta a esses resíduos químicos que podem trazer danos ambientais a saúde humana. A metodologia baseou-se numa pesquisa experimental feita a partir de materiais alternativos de baixo custo (garrafões de água de acrílico, mala de viagem sucateada, torneira de bebedouro, barra chata, areia, mármore e calcário). O experimento/teste serviu para realizar a manipulação direta dos objetos de estudo, seguindo etapas no processo investigativo para testagem e, assim, avaliar a qualidade final sobre os materiais manipulados. Os resultados apontaram que o protótipo neutralizador é compatível a realizar a neutralização de soluções ácidas e bases gerando um procedimento de descarte de forma segura e correta que aliado a um plano de gestão de resíduos químicos pode prevenir a saúde do ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-04-28T15:48:28Z No. of bitstreams: 2 ROCHA (2021) Laboratório Didático .pdf: 940931 bytes, checksum: ea0d200488a5dc3b1db532d86bdf9383 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-04-28T15:48:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ROCHA (2021) Laboratório Didático .pdf: 940931 bytes, checksum: ea0d200488a5dc3b1db532d86bdf9383 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-28T15:48:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ROCHA (2021) Laboratório Didático .pdf: 940931 bytes, checksum: ea0d200488a5dc3b1db532d86bdf9383 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResíduos químicos - descartespt_BR
dc.subjectProtótipo neutralizadorpt_BR
dc.subjectAula experimental - laboratóriopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleLaboratório didático: uma proposta de protótipo neutralizador para descartes de resíduos químicos produzidos a partir de aulas experimentaispt_BR
dc.title.alternativeDidactic laboratory: a proposal for a neutralizing prototype for chemical waste disposal produced from experimental classespt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA (2021) Laboratório Didático .pdf918,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons