Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BRITO, Jefferson Almeida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975396803503289pt_BR
dc.creatorCARDOSO, Gilvan Valadares-
dc.date.accessioned2022-04-27T14:08:01Z-
dc.date.available2022-04-27-
dc.date.available2022-04-27T14:08:01Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.citationCARDOSO, Gilvan Valadares. O ensino de química no período da pandemia da covid-19: desafios do ensino e aprendizagem na prática docente. 2021. 13 f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/521-
dc.description.abstractRemote education is in education in pandemic times, considering that in 2020 the covid-19 crisis began in 2020, a condition that required major changes in the educational sector. In most states schools have closed as a way to prevent the spread of the virus. The classroom classes were soon replaced by online teaching, leading teachers to develop different work methodologies, inserting teaching and learning in the context of digital culture. In view of this movement of studden changes, this study seeks to understand the challenges of chemistry teaching from remote classes, with the objective of investigating how chemistry teachers have been developing their teaching practice, the challenges encountered, difficulties and adaptations to this emergency condition. In order to obtain answers to these questions, a research was conducted in the current literature and field research with 4 (four) teachers from four (4) high schools in the State of Amapá. Data collection occurred through an interview script, applied via WhatsApp tool to chemistry teachers of the education network of the municipality of Macapá and Oiapoque/ Amapá. As results, it was perceived that from this experience of global health condition, it is necessary to rethink education methodologies for chemistry teaching in an emergency way, such as the development of easy-to-handle kits, safely replacing the face-toface laboratory for certain didactic experiences contained in the discipline menu, contributing to a significant and consolidated teaching.pt_BR
dc.description.resumoO ensino remoto está na educação em tempos de Pandemia, considerando-se que em 2020 teve o início, no mundo, a crise da COVID-19, condição esta que exigiu grandes mudanças no setor educacional. Na maioria dos Estados as escolas fecharam como forma de impedir a propagação do vírus. As aulas presenciais logo foram substituídas pelo ensino online, levando os professores a desenvolverem diferentes metodologias de trabalho, inserindo o ensino e a aprendizagem no contexto da cultura digital. Diante desse movimento de bruscas mudanças, o presente estudo busca compreender os desafios do Ensino de química a partir das aulas remotas, com o objetivo de investigar como o docente de Química vem desenvolvendo sua prática de ensino, os desafios encontrados, dificuldades e adequações a esta condição emergencial. A fim de obter respostas a essas indagações, realizou-se pesquisa na literatura vigente e pesquisa de campo com 4 (quatro) professores de 4 (quatro) escolas do Ensino Médio do Estado do Amapá. A coleta de dados ocorreu através de roteiro de entrevista, aplicado via ferramenta do WhatsApp a docentes de Química da rede de ensino do município de Macapá e Oiapoque/ Amapá. Como resultados percebeu-se que a partir dessa experiência de condição sanitária global, faz-se necessário repensar metodologias de educação para ensino de Química de forma emergencial, como por exemplo, o desenvolvimento de kits de fácil manipulação substituindo de forma segura o laboratório presencial para determinadas experiências didáticas contidas na ementa da disciplina, contribuindo para um ensino significativo e consolidado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-04-27T14:07:37Z No. of bitstreams: 2 CARDOSO(2021) O ENSINO DE QUIMICA NA PANDEMIA.pdf: 80108 bytes, checksum: 3ae36ea46a21f082490d3833af82716c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-04-27T14:08:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CARDOSO(2021) O ENSINO DE QUIMICA NA PANDEMIA.pdf: 80108 bytes, checksum: 3ae36ea46a21f082490d3833af82716c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T14:08:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CARDOSO(2021) O ENSINO DE QUIMICA NA PANDEMIA.pdf: 80108 bytes, checksum: 3ae36ea46a21f082490d3833af82716c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensino remotopt_BR
dc.subjectQuímica - prática docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO ensino de química no período da pandemia da covid-19: desafios do ensino e aprendizagem na prática docentept_BR
dc.title.alternativeThe teaching of chemistry in the covid-19 pandemic period: teaching and learning challenges in teaching practicept_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO(2021) O ENSINO DE QUIMICA NA PANDEMIA.pdf78,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons