Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/515
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pedagogia da alternância na Escola Família Agrícola da Perimetral Norte: a inserção da educação ambiental para o desenvolvimento local |
Autor(es): | SILVA, Luiz Fábio Albuquerque da |
Primeiro Orientador: | CONCEIÇÃO, Marily Lima da |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo verificar as contribuições da Escola Família Agrícola da Perimetral Norte-EFAPEN, Situada no município de Pedra Branca do Amaparí, comunidade do cachorrinho à margem da Rod. Perimetral Norte, BR 210, KM 167 no Estado do Amapá. Unidade de ensino escolar com o nível Fundamental e Médio. Em estudo, viabilizando a possibilidade para implantar o curso Técnico em Agroecologia juntamente com sua metodologia, a Pedagogia da Alternância, na formação integral de seus alunos e na ascensão do desenvolvimento local, com tudo, a Inserção da Educação Ambiental no contexto do Ensino e Aprendizagem do homem do campo para a obtenção do desenvolvimento sustentável na escola e na comunidade. Trazemos algumas considerações sobre a educação brasileira, a educação do campo e a educação ambiental no contexto do desenvolvimento objetivando criar no homem do campo uma consciência crítica de seus direitos como cidadão e de seus deveres como agente de produção, incluindo neste homem do campo uma preocupação com os cuidados das práticas agrícolas, objetivando uma produção economicamente viável e ecologicamente sustentável que lhe permita viver no campo e do campo em harmonia com a biodiversidade. O principal objetivo da pesquisa foi mostrar a importância das duas vertentes apresentadas, que de toda forma, sempre estar presente na vida do aluno de escola família. Também houve o interesse de conhecer a trajetória do objeto de estudo, já que está implantada há três décadas (1991 a 2021) no Estado do Amapá. Para um estudo com objetos de realidades tão diversificados, A metodologia utilizada foi o método de estudo de caso Múltiplos, pois para a compreensão do objeto, houve a necessidade de discussões sobre várias áreas do conhecimento a partir de uma literatura diversificada para uma compreensão dialética do objeto observado. No que cerne as técnicas foram utilizadas entrevistas, história-oral, plano de estudo, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e observação. Após a coleta de dados foi realizada uma estatística descritiva com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Com a conclusão do trabalho, notou-se que a EFAPEN contribui, de maneira incipiente com o meio ambiente, para a formação integral de seus alunos e promoção do Capital Social através dos laços de solidariedade, confiança e cooperação, características existentes na instituição que utiliza a Pedagogia da Alternância. Contudo, devido os inúmeros problemas apontados durante o desenvolvimento deste, os resultados alcançados pela EFAPEN, por proporcionar uma educação básica na formação de seus alunos regulares, não são suficientes para a formação de redes entre Instituições parceiras e, com isso, garantir o Desenvolvimento Local. A participação cidadã na elaboração de alternativas sustentáveis, que coloquem em prática o aprendizado e o diálogo entre gerações, cultura e hábitos diferentes, permite estabelecer um objetivo comum, que favoreça a elaboração de planos de ação em favor da natureza e do homem, visto que esses não podem se dissociar. Por fim, consentir a formação da consciência crítica, e desta forma, incentivar a participação de uma população que saiba exercer direitos e deveres socioambientais. |
Abstract: | The present study aimed to verify the contributions of the Agricultural Family School of Perimetral Norte-EFAPEN, located in the municipality of Pedra Branca do Amaparí, a puppy community on the shore of Rod. Perimetral Norte, BR 210, KM 167 in the State of Amapá. School education unit with elementary and high school level. Under study, enabling the possibility to implement the Technical course in Agroecology together with its methodology, the Pedagogy of Alternation, in the integral formation of its students and in the rise of local development, with everything, the Insertion of Environmental Education in the context of teaching and learning of the man in the field to achieve sustainable development in school and in the community. E bring some considerations about Brazilian education, field education and environmental education in the context of development aiming to create in the field man a critical awareness of his rights as a citizen and of his duties as a production agent, including in this country man a concern with the care of agricultural practices, aiming at an economically virale and ecologically sustainable production that allows him to lie in the field and the field in harmony with biodiversity. The Maine objective of the research was to show the importance of the Téo aspects pressentem, which in any case, always be present in the life of the family school tumente. There was also interest in knowing the trajectory of the object of study, since it has been established for three decades (1991 to 2021) in the State of Amapá. For a study with objects of such diverse realities, The methodology used was the multiple case study method, because for the understanding of the object, there was a need for discussions on various areas of knowledge from a diverse literature for a dialectical understanding of the observes object. At the heart of the techniques, interviews, oral history, study plan, documentary research, bibliographic research, field research and observation were used. After data collection, a descriptive statistic was performed with a qualitative and quantitative approach. With the conclusion of the por it was noticed that EFAPEN contributes, in an incipient way with the environment, to the integral formation of its students and promotion of Social Capital through the Bond of solidarity, trust and cooperation, characteristics existing in the institution that uses the Pedagogy of Alternation. However, due to the numerous problems pointed out during its development, the results achieved by EFAPEN, for providing a basic education in the training of its regular students, are not sufficient for the formation of networks between partner institutions and, truz, to endure local development. Citizen participation in the development of sustainable alternatives, which put into practice learning and dialogue between generations, culture and different habits, allows establishing a common goal, which favos the elaboration of action plans in favor of nature and man, since these cannot dissociate. Finally, to consent to the formation of critical awareness, and thus encourei the participation of a population that knows how to exercise social and environmental rights and duties. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação ambiental - ensino fundamental e médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Citação: | SILVA, Luiz Fabio Albuquerque da. Pedagogia da alternância na Escola Família Agrícola da Perimetral Norte: a inserção da educação ambiental para o desenvolvimento local. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Pedra Branca do Amapari, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/515 |
Data do documento: | 8-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCCPBA - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA (2021) - Pedagogia da alternância na Escola...pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons