Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PINTO, Ricardo Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2871922173876524pt_BR
dc.creatorMAUÉS, Sheila Cristina Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3892792133827800pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-20T15:06:27Z-
dc.date.available2021-12-24-
dc.date.available2022-01-20T15:06:27Z-
dc.date.issued2010-03-12-
dc.identifier.citationMAUÉS, Sheila Cristina Cunha. Avaliação do desempenho escolar de crianças quilombolas do estado do Amapá. 2010. Dissertação (Mestrado em Motricidade Humana) – Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/504-
dc.description.abstractThe learning difficulties or learning, major problem of our educational system, has been the focus of studies by professionals from various fields, all seeking to understand its causes, methods of assessment and possible interventions in order to identify and minimize the impact of this problem . This study aimed to evaluate the academic performance of remnants of quilombo children. In this sense, it chose as theoretical support, authors such as: Bossa (2002); Cunha (2000); SOARES (2002) among others. As methodological design, we opted for a quantitative, descriptive and as cross-sectional design. 145 students participated in the first segment of elementary school (1st to 4th grade) of Quilombo communities, being 55 female and 90 male. As protocol applied the Academic Performance Test which assessed the fundamental capabilities for writing, arithmetic and reading, classifying them in upper, middle and lower. The results revealed significant differences indicating that the poor performance was observed for males and the fourth grade of elementary school. It is concluded that studies of learning disability are magnified, given that its incidence, irrespective of the reasons, is very high and their presence causes harm to the child, for the family, to the education system, for the country and for professionals working in education.pt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades escolares ou de aprendizagem, grande problema de nosso sistema educacional, vem sendo foco de estudos por profissionais de diversas áreas, todos em busca de compreender suas causas, métodos de avaliação e possíveis intervenções com o intuito de identificar e minimizar os impactos dessa problemática. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho escolar de crianças remanescentes de quilombolas. Nesse sentido, optou-se como suporte teórico, autores como: BOSSA (2002); CUNHA (2000); SOARES (2002) entre outros. Como desenho metodológico, optou-se por uma pesquisa quantitativa, do tipo descritivo e como delineamento transversal. Participaram 145 estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª série) de comunidades Quilombolas, sendo, 55 do sexo feminino e 90 do sexo masculino. Como protocolo aplicou-se o Teste de Desempenho Escolar que avaliou as capacidades fundamentais para a escrita, aritmética e leitura, classificando-os em superior, médio e inferior. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série do ensino fundamental. Conclui-se que estudos sobre dificuldade de aprendizagem sejam ampliados, haja vista que sua incidência, independentemente das causas, é muito alta e sua presença ocasiona prejuízos para a criança, para a família, para o sistema educacional, para o país e para os profissionais que atuam na educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Borges Elinielle (elinielle.borges@ifap.edu.br) on 2021-12-20T12:43:02Z No. of bitstreams: 2 MAUÉS (2010) – Avaliação do desempenho escolar...pdf: 3241283 bytes, checksum: f60a341e2790c46a78691da6b8d41219 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Borges Elinielle (elinielle.borges@ifap.edu.br) on 2022-01-20T15:06:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MAUÉS (2010) – Avaliação do desempenho escolar...pdf: 3241283 bytes, checksum: f60a341e2790c46a78691da6b8d41219 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-20T15:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MAUÉS (2010) – Avaliação do desempenho escolar...pdf: 3241283 bytes, checksum: f60a341e2790c46a78691da6b8d41219 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2010-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Castelo Brancopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Motricidade Humanapt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectCrianças quilombolas - Amapápt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho escolar de crianças quilombolas do estado do Amapápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - IES Externas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAUÉS (2010) – Avaliação do desempenho escolar...pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons