Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | KOBAYASHI, Cristina Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6597197430639085 | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Ana Karoline | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1631328299851075 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T01:13:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-06 | - |
dc.date.available | 2021-12-07T01:13:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Ana Karoline. Gamificação como metodologia ativa para o ensino das geociências no curso técnico em mineração do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/498 | - |
dc.description.abstract | Among the principles inherent to active methodologies, we can highlight teamwork, which favors interaction between students. For the application of this principle, we can use the gamification techniques, which can be summarized as the application of resources used in the development of games in other contexts not related to games. Based on this active methodology, the teaching-learning practices used in the disciplines of General Geology, Mineralogy and Petrography, taught in the Technical Course in Mining of the Federal Institute of Amapá, were described and characterized in this paper, under the didactic-pedagogical perspective of the active methodology of gamification. Among the games developed in the aforementioned geoscience disciplines, two were chosen for presentation and description in this work, namely: the Passa or Repassa Game - Testing your knowledge in General Geology and the Adedonha Geológica Game. The way of playing was described, as well as its rules and the necessary materials for its application. As a result of the evaluation of the games, it was possible to observe the development of the following aspects: (a) Improvement of logical and quick thinking, (b) Adaptation in the ability to work in a team, (c) Continuous adaptation to the rules of the game, (d) Improvement in concentration and focus and (e) Increase in academic performance. It is believed that the gamification practices of geoscience content, through the Passa or Repassa and Adedonha Geológica games, brought dynamism to the revision of the contents of the disciplines of General Geology and Petrography, as well as triggered the interest and provided a better understanding of geosciences. | pt_BR |
dc.description.resumo | Dentre os princípios inerentes às metodologias ativas, podemos destacar o trabalho em equipe, que favorece a interação entre os estudantes. Para a aplicação desse princípio podemos utilizar as técnicas de gamificação, que pode ser resumida como a aplicação de recursos utilizados no desenvolvimento de jogos em outros contextos não relacionados a jogos. Baseando-se nesta metodologia ativa, foram descritas e caracterizadas neste trabalho, sob a ótica didático-pedagógica da metodologia ativa da gamificação, as práticas de ensino-aprendizagem utilizadas nas disciplinas de Geologia Geral, Mineralogia e Petrografia, lecionadas no Curso Técnico em Mineração do Instituto Federal do Amapá. Dentre os jogos desenvolvidos nas disciplinas de geociências supracitadas, foram escolhidos dois para apresentação e descrição neste trabalho, sendo eles: o Jogo Passa ou Repassa – Testando seus conhecimentos em Geologia Geral e o Jogo Adedonha Geológica. Foram descritos o modo de jogar, bem como suas regras e materiais necessários para sua aplicação. Como resultado da avaliação dos jogos, foi possível observar o desenvolvimento dos seguintes aspectos: (a) Aperfeiçoamento do raciocínio lógico e rápido, (b) Adaptação na capacidade de trabalhar em equipe, (c) Adaptação contínua às regras do jogo, (d) Aperfeiçoamento na concentração e foco e (e) Aumento no rendimento acadêmico. Acredita-se que as práticas de gamificação dos conteúdos das geociências, através dos jogos Passa ou Repassa e Adedonha Geológica, trouxeram dinamismo na revisão dos conteúdos das disciplinas de Geologia Geral e Petrografia, bem como despertaram o interesse e proporcionaram uma melhor compreensão das geociências. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-12-07T00:55:10Z No. of bitstreams: 2 Bezerra (2021) - Gamificação como metodologia ativa.pdf: 3813630 bytes, checksum: c19b33faafda1cac686d80e31aa3315c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-12-07T01:13:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Bezerra (2021) - Gamificação como metodologia ativa.pdf: 3813630 bytes, checksum: c19b33faafda1cac686d80e31aa3315c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-07T01:13:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Bezerra (2021) - Gamificação como metodologia ativa.pdf: 3813630 bytes, checksum: c19b33faafda1cac686d80e31aa3315c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-05-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gramificação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geociências | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Gamificação como metodologia ativa para o ensino das geociências no curso técnico em mineração do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bezerra (2021) - Gamificação como metodologia ativa.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons