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dc.contributor.advisor1KOBAYASHI, Cristina Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6597197430639085pt_BR
dc.creatorBEZERRA, Ana Karoline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1631328299851075pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T01:13:53Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2021-12-07T01:13:53Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ana Karoline. Gamificação como metodologia ativa para o ensino das geociências no curso técnico em mineração do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/498-
dc.description.abstractAmong the principles inherent to active methodologies, we can highlight teamwork, which favors interaction between students. For the application of this principle, we can use the gamification techniques, which can be summarized as the application of resources used in the development of games in other contexts not related to games. Based on this active methodology, the teaching-learning practices used in the disciplines of General Geology, Mineralogy and Petrography, taught in the Technical Course in Mining of the Federal Institute of Amapá, were described and characterized in this paper, under the didactic-pedagogical perspective of the active methodology of gamification. Among the games developed in the aforementioned geoscience disciplines, two were chosen for presentation and description in this work, namely: the Passa or Repassa Game - Testing your knowledge in General Geology and the Adedonha Geológica Game. The way of playing was described, as well as its rules and the necessary materials for its application. As a result of the evaluation of the games, it was possible to observe the development of the following aspects: (a) Improvement of logical and quick thinking, (b) Adaptation in the ability to work in a team, (c) Continuous adaptation to the rules of the game, (d) Improvement in concentration and focus and (e) Increase in academic performance. It is believed that the gamification practices of geoscience content, through the Passa or Repassa and Adedonha Geológica games, brought dynamism to the revision of the contents of the disciplines of General Geology and Petrography, as well as triggered the interest and provided a better understanding of geosciences.pt_BR
dc.description.resumoDentre os princípios inerentes às metodologias ativas, podemos destacar o trabalho em equipe, que favorece a interação entre os estudantes. Para a aplicação desse princípio podemos utilizar as técnicas de gamificação, que pode ser resumida como a aplicação de recursos utilizados no desenvolvimento de jogos em outros contextos não relacionados a jogos. Baseando-se nesta metodologia ativa, foram descritas e caracterizadas neste trabalho, sob a ótica didático-pedagógica da metodologia ativa da gamificação, as práticas de ensino-aprendizagem utilizadas nas disciplinas de Geologia Geral, Mineralogia e Petrografia, lecionadas no Curso Técnico em Mineração do Instituto Federal do Amapá. Dentre os jogos desenvolvidos nas disciplinas de geociências supracitadas, foram escolhidos dois para apresentação e descrição neste trabalho, sendo eles: o Jogo Passa ou Repassa – Testando seus conhecimentos em Geologia Geral e o Jogo Adedonha Geológica. Foram descritos o modo de jogar, bem como suas regras e materiais necessários para sua aplicação. Como resultado da avaliação dos jogos, foi possível observar o desenvolvimento dos seguintes aspectos: (a) Aperfeiçoamento do raciocínio lógico e rápido, (b) Adaptação na capacidade de trabalhar em equipe, (c) Adaptação contínua às regras do jogo, (d) Aperfeiçoamento na concentração e foco e (e) Aumento no rendimento acadêmico. Acredita-se que as práticas de gamificação dos conteúdos das geociências, através dos jogos Passa ou Repassa e Adedonha Geológica, trouxeram dinamismo na revisão dos conteúdos das disciplinas de Geologia Geral e Petrografia, bem como despertaram o interesse e proporcionaram uma melhor compreensão das geociências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-12-07T00:55:10Z No. of bitstreams: 2 Bezerra (2021) - Gamificação como metodologia ativa.pdf: 3813630 bytes, checksum: c19b33faafda1cac686d80e31aa3315c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-12-07T01:13:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Bezerra (2021) - Gamificação como metodologia ativa.pdf: 3813630 bytes, checksum: c19b33faafda1cac686d80e31aa3315c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-07T01:13:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Bezerra (2021) - Gamificação como metodologia ativa.pdf: 3813630 bytes, checksum: c19b33faafda1cac686d80e31aa3315c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Formação Pedagógica - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGramificaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEnsino de geociênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleGamificação como metodologia ativa para o ensino das geociências no curso técnico em mineração do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
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