Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/489
Tipo: Artigo de Evento
Título: O uso das TICs nas resoluções matemáticas: uma análise acerca das dificuldades na utilização do App ábaco digital na resolução das operações matemáticas
Autor(es): CRUZ, Adriany Ferreira
LEITE, Ederson Wilker Figueiredo
SILVA, Joana Vilhena da
PANTOJA, Ronaldo dos Santos
Resumo: A presente pesquisa constituiu-se a partir de uma análise acerca das dificuldades dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Murilo Braga, na utilização do APP Ábaco digital na resolução das operações matemáticas. Objetivou-se pesquisar qual a reação qualitativa e quantitativa dos alunos diante do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recursos didáticos, observar a habilidade dos discentes na utilização do Ábaco digital, bem como, compreender a habilidade do uso dos recursos tecnológicos no processo educacional. Baseou-se em uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo, com métodos qualitativo e quantitativo com enfoque analítico descritivo. A técnica de coleta de dados realizou-se a partir de um questionário estruturado, onde buscou-se compreender características socioculturais do sujeito pesquisado; uma atividade com operações básicas da matemática, usando como recurso tecnológico o Ábaco digital para a demonstração dos resultados, além de uma ficha de observação usada pelos pesquisadores. Constatou-se que as dificuldades apresentadas, deram-se devido os participantes da pesquisa não disporem de celular, não gostarem de Matemática, não conhecerem o que é unidade, dezenas e centenas, bem como, não terem intimidade com o aplicativo Ábaco digital.
Abstract: The present research consisted of an analysis about the difficulties of the 5th grade students of the Murilo Braga State School, in the use of APP Abacus digital in the resolution of mathematical operations. The objective was to investigate the students 'qualitative and quantitative reaction to the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as didactic resources, to observe the students' ability to use digital Abacus, as well as to understand the ability to use technological resources in the educational process. It was based on a bibliographical and field research, with qualitative and quantitative methods with descriptive analytical approach. The technique of data collection was carried out from a structured questionnaire, where we sought to understand sociocultural characteristics of the researched subject; an activity with basic operations of mathematics, using as technological resource the Digital abacus for the demonstration of the results, besides an observation sheet used by the researchers. It was found that the difficulties presented were due to the participants of the research do not have a cell phone, do not like Mathematics, do not know what is unity, dozens and hundreds, as well as not having intimacy with the Digital Abacus application.
Palavras-chave: Ábaco digital - aplicativo
Tecnologia educacional - ensino aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: CRUZ, Adriany Ferreira; LEITE, Ederson Wilker Figueiredo; SILVA, Joana Vilhena da; PANTOJA, Ronaldo dos Santos. O uso das TICs nas resoluções matemáticas: uma análise acerca das dificuldades na utilização do App ábaco digital na resolução das operações matemáticas. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL E IV NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, 2019, São Luiz. Anais... São Luiz, MA: UFMA, 2019. p. 5823-5828.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/489
Data do documento: 26-Jul-2019
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRUZ, LEITE, SILVA e PANTOJA (2019) - O Uso das Tics nas Resoluções.pdf349,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons