Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/471
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios da aplicação de aulas práticas no curso técnico subsequente em informática |
Autor(es): | LIMA, Juliana da Rocha |
Primeiro Orientador: | CASTRO, Valdiney Valente Lobato de |
Resumo: | Diante do cenário causado pela pandemia do covid 19, houve uma necessidade de mudança de aula presencial para a modalidade do ensino remoto permitindo o uso de plataformas diversas como google meet, teams e zoom, para facilitar os encontros síncronos e garantir a permanência do processo ensino aprendizagem, respeitando o distanciamento social. Considerando esse contexto, este estudo tem como intuito compreender como as aulas práticas estão sendo desenvolvidas no curso de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Santana, durante o isolamento social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa por meio das aulas remotas, onde foi aplicado um questionário, através do google formulário online, para os doze alunos do curso de informática. Através de sse estudo verificou se que as aulas práticas tiveram uma boa aceitação dos discentes, o que tornou a aula interativa, facilitando a compreensão do conteúdo que estava sendo repassado, além das mudanças no processo de ensino e aprendizagem por meios das no vas tecnologias. |
Abstract: | In view of the scenario caused by the covid-19 pandemic, there was a need to change face-to-face classes to the remote education modality, allowing the use of different platforms such as google meet, teams and zoom, to facilitate synchronous meetings and ensure the permanence of the process teaching-learning, respecting social distance. Considering this context, this study aims to understand how practical classes are being developed in the computer course of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)- (IFAP) - Campus Santana, during social isolation. For this, a survey was carried out through remote classes, where a questionnaire was applied, through the google online form, to the twelve students of the computer course. Through this study it was found that the practical classes had a good acceptance from the students, which made the class interactive, facilitating the understanding of the content that was being passed on, in addition to changes in the teaching and learning process through new technologies. |
Palavras-chave: | Ensino remoto - pandemia Aulas práticas - pandemia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Citação: | LIMA, Juliana da Rocha. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios da aplicação de aulas práticas no curso técnico subsequente em informática. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/471 |
Data do documento: | 13-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA (2021) Ensino Remoto em Tempos.pdf | 662,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons