Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Erlyson Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306204814028412pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CARDOSO, Tatiani da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1867039014810620pt_BR
dc.creatorAZEVEDO, Gleidson Rodrigo Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5211093379236254pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T23:55:09Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-11-26T23:55:09Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Gleidson Rodrigo Costa. O ensino de química para alunos autistas: desafios e possibilidades em tempos de distanciamento social. 2021. 21f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/470-
dc.description.abstractThis article presents the theme: “inclusive education during the pandemic”, which motivated the development of the following issue: How are teachers dealing with the development and application of strategies aimed at autistic students in times of social distance? The general objective was: to investigate whether high school chemistry educators from public and private schools in the city of Macapá are having difficulties in teaching students with autism spectrum disorder - ASD during the new coronavirus pandemic, and to analyze the inclusive strategies together with the technological resources that helped them during this period. We used the type of exploratory research with a qualitative approach, using the case study as a research method. For data collection, a questionnaire was developed with open and closed questions, which was directed online, through the google forms tool, where it was possible to direct the form link to the respective emails or via WhatsApp of those involved. Through the analysis of the results, it was noticed that there is a gap in the formation of many teachers related to inclusive education and how this factor directly reflects on the teaching performance. However, even with all the challenges imposed by the current model of remote emergency education, the effort and dedication of teachers in the search for qualification was noticed, aiming to efficiently serve their students.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta como tema: a “educação inclusiva durante a pandemia”, o qual motivou o desenvolvimento da seguinte problemática: Como os professores estão lidando com o desenvolvimento e a aplicação de estratégias direcionadas a alunos autistas em tempos de distanciamento social? Adotou-se como objetivo geral: investigar se os educadores de química do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Macapá estão tendo dificuldades em lecionar para alunos com transtorno do espectro do autismo - TEA durante a pandemia do novo corona vírus, e analisar as estratégias inclusivas juntamente com os recursos tecnológicos que lhes auxiliaram durante esse período. Utilizou-se o tipo de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso. Para a coleta de dados ocorreu desenvolvimento de um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi direcionado de forma online, através da ferramenta google forms, onde foi possível direcionar o link do formulário aos respectivos e-mail ou via WhatsApp dos envolvidos. Através da análise dos resultados percebeu-se que existe uma lacuna na formação de muitos professores relacionada a educação inclusiva, e como este fator reflete diretamente na atuação docente. Porém, mesmo com todos os desafios impostos pelo atual modelo de ensino emergencial remoto, percebeu-se o esforço e a dedicação dos professores na busca por qualificação, visando atender de forma eficiente seus alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-26T23:54:49Z No. of bitstreams: 2 AZEVEDO (2021) - O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS.pdf: 404575 bytes, checksum: f01d208352f7a75286068a9f074814ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-26T23:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 AZEVEDO (2021) - O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS.pdf: 404575 bytes, checksum: f01d208352f7a75286068a9f074814ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-26T23:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 AZEVEDO (2021) - O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS.pdf: 404575 bytes, checksum: f01d208352f7a75286068a9f074814ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-09-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismo - distanciamento socialpt_BR
dc.subjectAutismo - ensino de químicapt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - pandemiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO ensino de química para alunos autistas: desafios e possibilidades em tempos de distanciamento socialpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO (2021) - O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS.pdf395,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons