Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALES, Adriana Lucena de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912401369967173pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-22T20:56:44Z-
dc.date.available2021-10-22-
dc.date.available2021-10-22T20:56:44Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSALES, Adriana Lucena de. Fluorescência: em busca de um aprendizado mais dinâmico e compreensível. In: VOIGT, Carmen Lúcia (org.). Atividades de ensino e de pesquisa em química 2. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. p. 27-34.pt_BR
dc.citation.spage27pt_BR
dc.citation.epage34pt_BR
dc.identifier.isbn9788572479295pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/460-
dc.description.abstractDue to a chemistry teaching still persist with difficulties in the effectiveness of learning, this article makes use of the concepts and applications of Bohr atomic model, which presents vast reluctance in their understanding on the part of the students, since it is of abstract characteristic, but can be explored with the use of alternative methodologies aggregated in the learning teaching process. Fluorescence is a luminous effect caused by electronic arousal, fluorescent substances existing in everyday life can be used to improve students' understanding of Bohr's postulates and the structure of matter. In view of this possibility, this work aims to use fluorescence as a teaching strategy of Bohr atomic model to address a more dynamic and understandable learning process. This work infers that proposing differentiated education enables better results in the learning of students, experimental practices are effective alternatives, moreover, themes such as fluorescence, enables understanding and arouses the interest of student by content.pt_BR
dc.description.resumoEm função de um ensino de química ainda persistir com dificuldades na efetivação da aprendizagem, este artigo faz uso dos conceitos e aplicações do modelo atômico de Bohr, o qual apresenta vasta relutância em sua compreensão por parte dos alunos, visto que é de característica abstrata, mas que pode ser explorado com a utilização de metodologias alternativas agregadas no processo de ensino aprendizagem. A fluorescência é um efeito luminoso causado por excitação eletrônica, substâncias fluorescentes existentes no cotidiano podem ser utilizadas para aprimorar a compreensão dos alunos sobre os postulados de Bohr e a estrutura da matéria. Tendo em vista esta possibilidade, este trabalho tem como objetivo utilizar a fluorescência como estratégia de ensino do modelo atômico de Bohr para endereçar um processo de aprendizado mais dinâmico e compreensível. Este trabalho infere que propor a educação diferenciada possibilita melhores resultados na aprendizagem dos alunos, práticas experimentais são alternativas eficazes, ademais, temas como fluorescência, possibilita a compreensão e desperta o interesse do aluno pelo conteúdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-10-22T20:56:13Z No. of bitstreams: 2 SALES (2019) Fluorescencia em busca de um aprendizado-1.pdf: 460683 bytes, checksum: 796f96442c5c02b4fce3d8397e3310ef (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-10-22T20:56:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SALES (2019) Fluorescencia em busca de um aprendizado-1.pdf: 460683 bytes, checksum: 796f96442c5c02b4fce3d8397e3310ef (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-22T20:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SALES (2019) Fluorescencia em busca de um aprendizado-1.pdf: 460683 bytes, checksum: 796f96442c5c02b4fce3d8397e3310ef (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFluorescênciapt_BR
dc.subjectModelo atômico de Bohrpt_BR
dc.subjectPrática experimental - químicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleFluorescência: em busca de um aprendizado mais dinâmico e compreensível.pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.contributor.organizerVOIGT, Carmen Lúcia-
Aparece nas coleções:PCS - Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALES (2019) Fluorescencia em busca de um aprendizado-1.pdf449,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons