Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/453
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnólogos e bacharéis docentes: uma análise da perspectiva dos alunos do ensino superior curso de licenciatura em complementação pedagógica em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Amapá–IFAP/campus Avançado Oiapoque-AP |
Autor(es): | LIMA, Anaías Alvides de |
Primeiro Orientador: | BRITO , José Cesar Farias |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa |
Resumo: | A formação de docentes bacharéis na atuação no ensino superior é permeada por desafios pedagógicos nas mais diversas áreas do conhecimento. O aluno bacharel e tecnólogo se caracteriza como perito em seu campo de conhecimento específico, e por vezes não domina a área pedagógica e educacional, devido a sua formação. Frente às lacunas existentes na formação desses professores, este estudo possui o objetivo de identificar as principais dificuldades apontadas pelos alunos Bacharéis e tecnólogos durante a formação pedagógica, no do Polo Dicamo – Oiapoque-AP. A justificativa de realização dessa pesquisa ampara-se inicialmente devido a existência de poucos estudos que investigam tal preparação. Dessa forma, a coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados aos alunos do curso de Formação Pedagógica. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida, onde foi aplicado um questionário aos alunos do curso, formado por bacharéis e um tecnólogo. O estudo aponta para a importância da formação didático-pedagógica dos bacharéis e tecnólogos, no intuito de contribuir para desenvolvimento de seus conhecimentos e de experiências voltadas para uma práxis docente planejada, crítica e reflexiva. Como principais resultados obtidos, pode-se destacar que os respondentes apontam para a necessidade de desenvolvimento de competências e preparo para a atividade dos bacharéis e tecnólogos docentes, por meio de capacitações didático-pedagógicas, que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The training of bachelor teachers working in higher education is permeated by pedagogical challenges in the most diverse areas of knowledge. The bachelor and technologist student is characterized as an expert in his specific field of knowledge, and sometimes does not dominate the pedagogical and educational area, due to his training. Facing the existing gaps in the training of these teachers, this study aims to identify the main difficulties pointed out by the Bachelor students and technologists during the pedagogical training, in the Polo Dicamo - Oiapoque-AP. The justification for carrying out this research is supported initially due to the existence of few studies that investigate such preparation. Thus, data collection took place through questionnaires applied to students in the Pedagogical Training course. The qualitative research was developed in which a questionnaire was applied to the students of the course, formed by bachelors and a technologist. The study points to the importance of didactic-pedagogical training for bachelors and technologists, in order to contribute to the development of their knowledge and experiences aimed at a planned, critical and reflective teaching praxis. As the main results obtained, it can be highlighted that the respondents point to the need for the development of skills and preparation for the activity of bachelors and teaching technologists, through didactic-pedagogical training, which assist in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Educação Profissional e Tecnológica Formação pedagógica Docencia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Citação: | LIMA, Anaías Alvides de. Tecnólogos e bacharéis docentes: uma análise da perspectiva dos alunos do ensino superior curso de licenciatura em complementação pedagógica em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Amapá–IFAP/campus Avançado Oiapoque-AP. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/453 |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA (2021) - Tecnologos e bachareis docentes.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons