Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4913207741413332 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MATOS, Darley Calderaro Leal | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5662855369412594 | pt_BR |
dc.creator | MORAES, Gislany Reis de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2349623821906025 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T00:46:16Z | - |
dc.date.available | 2021-08-31 | - |
dc.date.available | 2021-09-01T00:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-19 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Gislany Reis de. Contribuições e desafios da disciplina de libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/436 | - |
dc.description.abstract | In recent years, the debates on the inclusion of deaf students in public elementary schools have been constant, mainly with regard to the role of the teacher as an agent for the inclusion of these students. Knowing that Libras has become mandatory for undergraduate courses since Decree 5.626 / 05, it is necessary then to understand how this discipline prepares future students to receive deaf students in their classes. Having as problematic the following questions: (a) What are the teaching approaches used by the teacher in the organization and planning of the Libra discipline? (b) Does the Libra discipline contribute to changing the perception of undergraduate students about inclusive education? In this way, the present work had the general objective of analyzing how the Libras discipline and its teaching methodologies are contributing to the initial training of future graduates. This study is a bibliographic search through a bibliographic survey of articles, theses, dissertations, books on the subject in question. The surveys were conducted in the main academic indexes such as Google Scholar and Scielo, with a time frame from 2010 to 2019. 14 studies were reported that report the importance of the Libra discipline in teacher training. Studies reveal that Libra is of great relevance for initial teacher training, especially with regard to behavior change in the face of deaf culture. It was also observed that the main challenge encountered by the researchers is the low workload of the discipline in the curricular matrices analyzed. The importance of developing studies that take into account the linguistic aspects of Libra as a second language, not just as a sign language, is emphasized. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nota-se nos últimos anos que os debates sobre a inclusão de alunos surdos em escolas públicas da educação básica vem sendo constante, principalmente no que tange o papel do professor como agente de inclusão desses alunos. Sabendo ainda que a disciplina Libras tornou-se obrigatória para os cursos de licenciatura a partir do Decreto 5.626/05, faz-se necessário então compreender como essa disciplina prepara os futuros alunos para receber alunos surdos em suas classes. Tendo como problemática os seguintes questionamentos: (a) quais as abordagens de ensino utilizadas pelo professor na organização e planejamento da disciplina Libras? (b) a disciplina Libras contribui para mudança de percepção do acadêmico de licenciatura, sobre educação inclusiva? Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar como a disciplina Libras e suas metodologias de ensino, estão contribuindo na formação inicial dos futuros licenciados. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio do levantamento bibliográfico de artigos, teses, dissertações, livros sobre a temática em questão. As pesquisas foram realizadas nos principais indexadores acadêmicos como o Google Scholar e o Scielo, com recorte temporal de 2010 a 2019. Foram levantados 14 estudos que relatam a importância da disciplina de Libras na formação docente. Os estudos revelam que a Libras é de grande relevância para a formação inicial dos professores, principalmente no que tange a mudança de comportamento frente a cultura surda. Observou-se ainda que o principal desafio encontrado pelos pesquisadores é a baixa carga horária da disciplina nas matrizes curriculares analisadas. Frisa-se a importância do desenvolvimento de estudos que levem em consideração os aspectos linguísticos da Libras como uma segunda língua, não apenas como língua de sinais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2021-09-01T00:44:41Z No. of bitstreams: 2 MORAES (2021)-Contribuições e desafios da disciplina de libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura..pdf: 838814 bytes, checksum: 7fa680b2f803df2078d308bbf967458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2021-09-01T00:46:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MORAES (2021)-Contribuições e desafios da disciplina de libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura..pdf: 838814 bytes, checksum: 7fa680b2f803df2078d308bbf967458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-01T00:46:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MORAES (2021)-Contribuições e desafios da disciplina de libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura..pdf: 838814 bytes, checksum: 7fa680b2f803df2078d308bbf967458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-03-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Levantamento bibliográfico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | Contribuições e desafios da disciplina de libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAES (2021)-Contribuições e desafios da disciplina de libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura..pdf | 819,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons