Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1VERAS, Moacir Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973999183208022pt_BR
dc.creatorDUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5958942042954886pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-27T20:56:56Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T20:56:56Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationDUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro. Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio). 2020. 12f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/415-
dc.description.abstractThis article arose from research on carrying out experimental practices in the teaching of Chemistry, considering the fact that they have a very significant relevance in relation to the teaching-learning process, as they provide moments for the exchange of knowledge, curiosities and approximation between the scientific environment and the student's everyday reality. It is important to emphasize that the most relevant point in this research is the realization of this experimental practice in a school that does not have a chemistry laboratory, which strengthens the thought the teacher does not need his own space to perform chemical experiments with their students, what really matters is that there is a combination of the theoretical class plus chemical experiment so that learning becomes more fun and pleasurable, because this type of methodology once applied has the power to stimulate curiosity and make that the student can relate scientific knowledge to his daily life and even make him a researcher, awakening in students the sense of scientific knowledge in thinking and acting.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo, decorreu da pesquisa sobre a importância da realização de práticas experimentais no ensino de Química, levando em consideração o fato delas terem uma relevância bastante significativa em relação ao processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionam momentos de troca de conhecimento, de curiosidades e de aproximação entre o meio científico e a realidade cotidiana do aluno. É importante ressaltar, que o ponto de maior relevância nessa pesquisa é a realização dessa prática experimental em uma escola que não dispõe de um laboratório de química, o que fortalece o pensamento de que não obrigatoriamente o professor necessita de um espaço próprio para realizar experimentos químicos com seus alunos, o que de fato importa é que haja a junção de aula teórica mais experimento químico para que o aprendizado se torne mais divertido e prazeroso. Uma vez que, esse tipo de metodologia aplicada tem o poder de estimular a curiosidade e fazer com que o aluno consiga relacionar um conhecimento científico ao seu cotidiano e até torná-lo um pesquisador, despertando nos discentes o senso do conhecimento científico no pensar e no agir.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:56:17Z No. of bitstreams: 2 DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf: 809025 bytes, checksum: 75c97772107ed3b5c3d84b7cf0ccd4ce (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:56:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf: 809025 bytes, checksum: 75c97772107ed3b5c3d84b7cf0ccd4ce (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-27T20:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf: 809025 bytes, checksum: 75c97772107ed3b5c3d84b7cf0ccd4ce (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleUtilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)pt_BR
dc.title.alternativeTasks with low-cost materials as a teaching and learning tool in the discipline of chemistry: a practice with students from Joaquim Nabuco State School- Oiapoque/AP (1st high school year)pt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf790,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons