Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | VERAS, Moacir Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6973999183208022 | pt_BR |
dc.creator | DUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5958942042954886 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T20:56:56Z | - |
dc.date.available | 2021-08-27 | - |
dc.date.available | 2021-08-27T20:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro. Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio). 2020. 12f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/415 | - |
dc.description.abstract | This article arose from research on carrying out experimental practices in the teaching of Chemistry, considering the fact that they have a very significant relevance in relation to the teaching-learning process, as they provide moments for the exchange of knowledge, curiosities and approximation between the scientific environment and the student's everyday reality. It is important to emphasize that the most relevant point in this research is the realization of this experimental practice in a school that does not have a chemistry laboratory, which strengthens the thought the teacher does not need his own space to perform chemical experiments with their students, what really matters is that there is a combination of the theoretical class plus chemical experiment so that learning becomes more fun and pleasurable, because this type of methodology once applied has the power to stimulate curiosity and make that the student can relate scientific knowledge to his daily life and even make him a researcher, awakening in students the sense of scientific knowledge in thinking and acting. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo, decorreu da pesquisa sobre a importância da realização de práticas experimentais no ensino de Química, levando em consideração o fato delas terem uma relevância bastante significativa em relação ao processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionam momentos de troca de conhecimento, de curiosidades e de aproximação entre o meio científico e a realidade cotidiana do aluno. É importante ressaltar, que o ponto de maior relevância nessa pesquisa é a realização dessa prática experimental em uma escola que não dispõe de um laboratório de química, o que fortalece o pensamento de que não obrigatoriamente o professor necessita de um espaço próprio para realizar experimentos químicos com seus alunos, o que de fato importa é que haja a junção de aula teórica mais experimento químico para que o aprendizado se torne mais divertido e prazeroso. Uma vez que, esse tipo de metodologia aplicada tem o poder de estimular a curiosidade e fazer com que o aluno consiga relacionar um conhecimento científico ao seu cotidiano e até torná-lo um pesquisador, despertando nos discentes o senso do conhecimento científico no pensar e no agir. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:56:17Z No. of bitstreams: 2 DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf: 809025 bytes, checksum: 75c97772107ed3b5c3d84b7cf0ccd4ce (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:56:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf: 809025 bytes, checksum: 75c97772107ed3b5c3d84b7cf0ccd4ce (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-27T20:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf: 809025 bytes, checksum: 75c97772107ed3b5c3d84b7cf0ccd4ce (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Ensino de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio) | pt_BR |
dc.title.alternative | Tasks with low-cost materials as a teaching and learning tool in the discipline of chemistry: a practice with students from Joaquim Nabuco State School- Oiapoque/AP (1st high school year) | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DUARTE (2021)- Utilização de Materiais de Baixo.pdf | 790,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons