Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875187748325399pt_BR
dc.creatorSILVA, José Dario Pintor da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370524014203647pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-27T20:44:22Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T20:44:22Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationSILVA, José Dario Pintor da. Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação. 2021. 13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/414-
dc.description.abstractABSTRACT: The construction of the Curriculum Content Plan is very important for undergraduate courses. It is in this document t hat we find the purpose of the course, the profile of the graduate, the axes of content formation, the content itself, the expected skills and competences etc., that is, it allowed to form a graduate with a solid and consistent professional profile. The Br azilian Society of Computing (Sociedade Brasileira de Computação), prepared the Formation Reference for Undergraduate Courses in Computer Science, based on the National Curriculum Guidelines, which serves as a guide for the construction of the Pedagogical Curriculum Plan for the area. This article aims to analyze the Pedagogical Curriculum Plan of Computer Science Degree Course at Instituto Federal do Amapá under light of the recommendations of the Brazilian Computer Society. The result of the analysis poin ts out that the Pedagogical Curriculum Plan of the Computer Science Degree Course is in line with what the Formation Reference of the Brazilian Computer Society recommends regarding the contents, practices as a curricular component, Course Conclusion Work , however it is not assertive how much the skills and competences of each curricular component should have.pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: A construção do Plano Pedagógico de Curso é de grande importância para um curso superior. É neste documento que encontramos qual o objeti vo do curso, o perfil do egresso, os eixos de formação dos conteúdos, os conteúdos em si, as habilidades e competências esperadas etc., ou seja, permiti formar um egresso com perfil profissional sólido e consistente. A Sociedade Brasileira de Computação, c onfeccionou o Referencial de Formação para os Cursos de Graduação em Computação, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que serve como um guia para construção do Plano Pedagógico de Curso à área. O objetivo deste artigo é analisar o Projeto Pedagóg ico do Curso Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Amapá à luz das recomendações da Sociedade Brasileira de Computação. O resultado da análise aponta que o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática está em consonância com o q ue o Referencial de Formação da Sociedade Brasileira de Computação recomenda quanto aos conteúdos, práticas como componente curricular e Trabalho de Conclusão de Curso, porém não é assertivo quanto as habilidades e competências que cada componente curricul ar deve possuir.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:43:47Z No. of bitstreams: 2 SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf: 984766 bytes, checksum: 1614899872c27850892c0ee846b9bfc1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:44:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf: 984766 bytes, checksum: 1614899872c27850892c0ee846b9bfc1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-27T20:44:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf: 984766 bytes, checksum: 1614899872c27850892c0ee846b9bfc1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto pedagógico - IFAPpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computaçãopt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the pedagogical curriculum plan of graduation courses in computer science area of Ifap under light of recommendations of the brazilian computer societypt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf961,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons