Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4875187748325399 | pt_BR |
dc.creator | SILVA, José Dario Pintor da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370524014203647 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T20:44:22Z | - |
dc.date.available | 2021-08-27 | - |
dc.date.available | 2021-08-27T20:44:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Dario Pintor da. Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação. 2021. 13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/414 | - |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The construction of the Curriculum Content Plan is very important for undergraduate courses. It is in this document t hat we find the purpose of the course, the profile of the graduate, the axes of content formation, the content itself, the expected skills and competences etc., that is, it allowed to form a graduate with a solid and consistent professional profile. The Br azilian Society of Computing (Sociedade Brasileira de Computação), prepared the Formation Reference for Undergraduate Courses in Computer Science, based on the National Curriculum Guidelines, which serves as a guide for the construction of the Pedagogical Curriculum Plan for the area. This article aims to analyze the Pedagogical Curriculum Plan of Computer Science Degree Course at Instituto Federal do Amapá under light of the recommendations of the Brazilian Computer Society. The result of the analysis poin ts out that the Pedagogical Curriculum Plan of the Computer Science Degree Course is in line with what the Formation Reference of the Brazilian Computer Society recommends regarding the contents, practices as a curricular component, Course Conclusion Work , however it is not assertive how much the skills and competences of each curricular component should have. | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO: A construção do Plano Pedagógico de Curso é de grande importância para um curso superior. É neste documento que encontramos qual o objeti vo do curso, o perfil do egresso, os eixos de formação dos conteúdos, os conteúdos em si, as habilidades e competências esperadas etc., ou seja, permiti formar um egresso com perfil profissional sólido e consistente. A Sociedade Brasileira de Computação, c onfeccionou o Referencial de Formação para os Cursos de Graduação em Computação, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que serve como um guia para construção do Plano Pedagógico de Curso à área. O objetivo deste artigo é analisar o Projeto Pedagóg ico do Curso Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Amapá à luz das recomendações da Sociedade Brasileira de Computação. O resultado da análise aponta que o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática está em consonância com o q ue o Referencial de Formação da Sociedade Brasileira de Computação recomenda quanto aos conteúdos, práticas como componente curricular e Trabalho de Conclusão de Curso, porém não é assertivo quanto as habilidades e competências que cada componente curricul ar deve possuir. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:43:47Z No. of bitstreams: 2 SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf: 984766 bytes, checksum: 1614899872c27850892c0ee846b9bfc1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-27T20:44:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf: 984766 bytes, checksum: 1614899872c27850892c0ee846b9bfc1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-27T20:44:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf: 984766 bytes, checksum: 1614899872c27850892c0ee846b9bfc1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projeto pedagógico - IFAP | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação | pt_BR |
dc.title.alternative | An analysis of the pedagogical curriculum plan of graduation courses in computer science area of Ifap under light of recommendations of the brazilian computer society | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA (2021) - UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO.pdf | 961,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons