Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/391
metadata.dc.type: Artigo Acadêmico
Title: Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
Other Titles: Bibliographic review of articles that applied gamification in chemistry teaching
metadata.dc.creator: LOPES, Denise de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Marcos Antônio Feitosa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GOMES, Jorge Emílio Henriques
metadata.dc.description.resumo: O Ensino de Química apresenta, em sua literatura, autores que buscam metodologias para tornar as aulas de química mais atrativas, para isso, professores utilizam de aplicação de experimentos, jogos didáticos, inserção da química no cotidiano e agora, mais recente, a proposta da gamificação nas aulas de química. Originada do inglês Gamification, a gamificação busca aplicar, em ambientes reais, mecanismo de jogos virtuais tirando os pontos motivacionais e estéticos encontrados nos jogos. A gamificação é aplicada na educação com a finalidade de motivar e engajar os alunos a aprenderem e se envolverem no processo. Este estudo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico a fim de saber quais as possibilidades de aplicação da gamificação no ensino de química, analisar propostas metodológicas e sugestionar ao profissional docente a busca por outros meios que possam agregar metodologias como forma de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo e qualitativo usando como forma de coletas de dados um fichamento de conteúdo. A pesquisa proporcionou encontrar como resultado, as amplas possibilidades de aplicação da gamificação e verificar de que modo essa metodologia pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, sugerindo ao profissional docente de química novas propostas de ensino. Considerou que as metodologias, aplicadas nos artigos utilizados como análises, possuem características próprias, sendo assim, não apresentam uma melhor eficácia individualmente, muito pelo contrário, todas podem ser abordadas com êxito, contanto que o professor alinhe sua proposta metodológica com o conteúdo e a turma que pretende aplicar.
Abstract: The Teaching of Chemistry presents, in its literature, authors who seek methodologies to make the chemistry classes more attractive, for this, teachers use of application of experiments, educational games, insertion of chemistry in the daily and now, more recently, the proposal of gamification in the chemistry classes. Originated from the English Gamification, gamification seeks to apply, in real-world environments, virtual game mechanism by taking away the motivational and aesthetic points found in the games. Gamification is applied in education in order to motivate and engage students to learn and get involved in the process. This study aims to carry out a bibliographic survey in order to know the possibilities of application of gamification in the teaching of chemistry, to analyze methodological proposals and to suggest to the teacher the search by other means that can aggregate methodologies as a way to facilitate the process of teaching-learning. This is a bibliographic, descriptive and qualitative study using a content file as a form of data collection. The research offered to find as a result the wide possibilities of application of gamification and to verify how this methodology can contribute to the teaching-learning process, suggesting to the teacher of chemistry new teaching proposals. It considered that the methodologies, applied in the articles used as analyses, have their own characteristics, so they do not have a better effectiveness individually, on the contrary, all can be successfully addressed, provided that the teacher aligns his methodological proposal with the content and class he intends to apply.
Keywords: Gamificação - ensino de química
Ensino de química
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Ensino de Química
Citation: LOPES, Denise de Carvalho. Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química. 2021. 14f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/391
Issue Date: 11-Mar-2021
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOPES (2021) - Revisão bibliográfica de artigos.pdf384,71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons