Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/384
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Laboratório itinerante alternativo: uma proposta de atividade interdisciplinar de biologia e química no 1° ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Alternative itinerant laboratory: a proposal for an interdisciplinar biology and chemistry activity in the 1st year of high school
Autor(es): JESUS, Deleon da Silva de
Primeiro Orientador: SALES, Adriana Lucena de
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades experimentais pautadas em propostas de intervenções com abordagem interdisciplinar entre os conteúdos de Química e Biologia, utilizando um laboratório itinerante construído com materiais alternativos de baixo custo. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Estadual José do Patrocínio, localizada no Município de Macapá-AP, sendo uma turma controle (apenas aula teórica) e a outra experimental (aula teórica mais atividade prática), em parceria com dois professores (um de Química e um de Biologia). Para subsidiar a realização das atividades interdisciplinares foi construído o laboratório itinerante alternativo e para nortear as propostas de aulas experimentais foi elaborado o roteiro experimental. Devido à pandemia da COVID- 19, foi possível aplicar de forma remota apenas o experimento, repolho roxo como indicador ácido-base. A análise dos resultados foi realizada através dos questionários aplicados. A turma experimental apresentou um maior desempenho em relação à turma controle, obtendo uma melhor assimilação entre a teoria/prática. Quanto à atividade interdisciplinar, os alunos da turma controle responderam com indiferença, fato esse que pode ser explicado pela não realização da atividade experimental. Em relação à percepção dos professores quanto a importância das atividades experimentais, ambos concordaram que desperta o interesse do aluno sobre o conteúdo ministrado na teoria. A proposta apresentada nessa pesquisa obteve resultados satisfatórios, uma vez que os alunos conseguiram assimilar de forma mais clara e objetiva a teoria na prática com uma abordagem interdisciplinar.
Abstract: The objective of this work was to develop experimental activities based on proposals for interventions with an interdisciplinary approach between the contents of Chemistry and Biology, using an itinerant laboratory built with alternative materials of low cost. The activities were carried out in two classes at the José do Patrocínio State School, located in the Municipality of Macapá-AP, one control class (only theoretical class) and the other experimental class (theoretical class plus practical activity), in partnership with two teachers (one Chemistry and Biology).To subsidize the performance of interdisciplinary activities, an alternative itinerant laboratory was built and to guide the proposals for experimental classes, the experimental script was elaborated. Due to the COVID-19 pandemic, it was possible to remotely apply only the experiment, red cabbage as an acid-base indicator. The analysis of the results was carried out through the applied questionnaires. The experimental group showed a higher performance in relation to the control group, obtaining a better assimilation between theory / practice. As for the interdisciplinary activity, the students in the control class responded with indifference, a fact that can be explained by the nonperformance of the experimental activity. Regarding the teachers' perception of the importance of experimental activities, both agreed that it arouses the student's interest in the content taught in the theory. The proposal presented in this research obtained satisfactory results, since the students were able to assimilate theory more clearly and objectively in practice with an interdisciplinary approach.
Palavras-chave: Ensino de química
Quimíca - atividades esperimentais
Laboratorio itinerante
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Ensino de Química
Citação: JESUS, Deleon da Silva de. Laboratório itinerante alternativo: uma proposta de atividade interdisciplinar de biologia e química no 1° ano do ensino médio. 2021. 26f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/384
Data do documento: 11-Mar-2021
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESUS (2021) - LABORATÓRIO ITINERANTE ALTERNATIVO.pdf742,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons