Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/372
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios dos docentes não licenciados da área de recursos naturais do Instituto Federal do Amapá |
Autor(es): | NICACIO, Marcos Alves |
Primeiro Orientador: | COLARES, Suellem Saldanha Brito |
Resumo: | A criação dos institutos federais (IFs) em 2008 ampliou o número de docentes a atuar na modalidade de ensino profissional e tecnológica. Essa ampliação da oferta de vagas tem exigido à contratação de novos docentes. Na maior parte dos cursos técnicos integrados a docência tem sido exercida por profissionais de diferentes áreas do conhecimento (bacharéis e tecnólogos). Alguns deles nunca tiveram contato com a formação pedagógica. O profissional oriundo dos bacharelados e tecnólogos, quando se depara com a sala de aula, não conta comumente com a experiência docente dos profissionais licenciados, essa falta de experiência pode trazer inúmeros desafios ao professor sem formação pedagógica. Diante dessa realidade, o objetivo do presente estudo foi identificar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes não licenciados que atuam nos cursos de ensino médio integrado da área de recursos naturais do Instituto Federal do Amapá. O estudo teve enfoque quali-quantitativo, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Participaram da pesquisa 12 professores, sendo 75% do sexo feminino e 25% masculino. A idade dos participantes variou entre 29 a 60 anos, quanto a formação acadêmica 50% possuem a formação no curso de agronomia e 50% de engenharia florestal. Apenas 25% dos professores cursaram especialização na área pedagógica. Todos dos professores possuem pós-graduação em nível de mestrado (100%) e 33,3% em nível de doutorado, ambos na área da graduação. Percebemos que as maiores dificuldades dos professores estavam ligadas a metodologias de ensino e didática. Concluímos, que não basta ter apenas domínio sobre o conteúdo, mas também conhecer metodologias que favoreçam a aprendizagem. Autores sugerem que a formação continuada dá suporte aos docentes, possibilitando estes desenvolver o saber pedagógico e ampliar suas capacidades de ensino aprendizagem para a prática da docência. |
Abstract: | The creation of federal institutes (FIs) in 2008 increased the number of professors working in the modality of professional and technological education. This expansion of the offer of vacancies has required the hiring of new teachers, teaching in integrated technical courses has been exercised by professionals from different areas of knowledge (bachelors and technologists). Some of them have never had contact with pedagogical training. The professional from bachelor's degrees and technologists, when faced with the classroom, does not usually have the teaching experience of licensed professionals, this lack of experience can bring numerous challenges to the teacher without pedagogical training. In view of this reality, the objective of the present study was to identify the main difficulties faced by non-licensed teachers who work in integrated high school courses of the natural resources area at the Federal Institute of Amapá. The study had a qualitative and quantitative approach, the data collection instrument used was the questionnaire. Twelve teachers participated in the research, 75% female and 25% male. The age of the participants ranged from 29 to 60 years, while academic education, 50% have a degree in agronomy and 50% in forestry. Only 25% of the teachers took specialization in the pedagogical area. All of the professors have graduate degrees at the master's level (100%) and 33.3% at the doctoral level, both in the undergraduate area. We realized that the greatest difficulties of teachers were linked to teaching and didactic methodologies. We conclude that it is not enough to only have mastery over the content, but also to know methodologies that favor learning. Authors suggest that continuing education supports teachers, enabling them to develop pedagogical knowledge and expand their teaching and learning capacities for teaching practice. |
Palavras-chave: | Educação Profissional Formação Pedagógica Prática da Docência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Citação: | NICACIO, Marcos Alves. Desafios dos docentes não licenciados da área de recursos naturais do Instituto Federal do Amapá. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica – EaD) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/372 |
Data do documento: | 1-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NICACIO (2021) - DESAFIOS DOS DOCENTES NÃO LICENCIADOS DA ÁREA DE RECURSOS NATURAIS DO IFAP.pdf | 722,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons