Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/358
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Transversalidade da educação ambiental através de projetos desenvolvidos por uma escola de ensino fundamental |
Autor(es): | LEAL, Claudia Amaral |
Primeiro Orientador: | CUNHA, Suany Rodrigues da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar como está sendo trabalhada a transversalidade da educação ambiental através de projetos desenvolvidos pela escola. Justifica-se mediante as questões socioambientais existentes, ao qual vem afetando a qualidade de vida da sociedade e alcançando um papel de grande relevância mundial. No qual se busca instigar a escola, docentes e alunos sobre novos hábitos e atitudes de conservação, por meio de projetos ambientais estabelecidos durante o processo de ensino. O estudo parte da seguinte problemática: Como está sendo trabalhada a transversalidade da educação ambiental através de projetos desenvolvidos por uma escola de ensino fundamental? Para esse estudo foi utilizado à pesquisa qualitativa, com a adoção do método tipo estudo de caso, tendo como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionários com dois docentes de ciências no ensino fundamental e a análise documental. Os resultados da pesquisa indicam que as concepções dos docentes investigados sobre a transversalidade da educação ambiental através de projetos no ensino fundamental implicam na construção de suas práticas pedagógicas, incidindo num saber pronto sobre a educação ambiental e seus problemas, vista somente como um projeto superficial, extracurricular, sem continuidade e descontextualizado o que afasta a escola da importância política do projeto, caracterizando o desempenho da educação ambiental de modo separado e fragmentado, e assim desviando as reais concepções da escola como sendo uma gestão democrática, participativa e coletiva. Portanto, é primordial a obtenção do aprimoramento de um planejamento que busque a inclusão e promova uma educação de qualidade e democrática para todos, baseada nos conhecimentos e experiências sejam eles formais ou científicos que envolva políticas públicas e educacionais para um planejamento coerente, centralizado e diversificado. |
Abstract: | The present research aims to analyze how the transversality of environmental education is being worked through projects developed by the school. It is justified by existing social and environmental issues, which has been affecting the quality of life of society and achieving a role of great global relevance. The aim is to instigate school, teachers and students to new habits and attitudes of conservation, through environmental projects established during the teaching process. The study starts with the following problem: How is the transversality of environmental education being worked through projects developed by a primary school? For this study it was used to the qualitative research, with the adoption of the method of the study of case, having as instruments for data collection the application of questionnaires with two teachers of science in elementary education and the documentary analysis. The results of the research indicate that the conceptions of teachers investigated on the transversality of environmental education through projects in primary education imply in the construction of their pedagogical practices, focusing on a ready knowing about environmental education and its problems, seen only as a superficial project, extracurricular, without continuity and decontextualized, which distracts the school from the political importance of the project, characterizing the performance of environmental education in a separate and fragmented way, thus diverting the real conceptions of the school as a democratic, participatory and collective management. Therefore, it is essential to obtain the improvement of a plan that seeks inclusion and promotes a quality and democratic education for all, based on the knowledge and experiences that are formal or scientific, involving public and educational policies for a coherent, centralized and diversified planning. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação ambiental – escola – Laranjal do Jari (AP). Escola Estadual Professora Vanda Maria de Souza Cabête |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Citação: | LEAL, Claudia Amaral. Transversalidade da educação ambiental através de projetos desenvolvidos por uma escola de ensino fundamental. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/358 |
Data do documento: | 5-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEAL(2019) Transversalidade da educacao ambiental atraves de projetos.pdf | 729,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons