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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/357
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção de professores sobre o pensamento educacional de Paulo Freire e suas contribuições para ensino de ciências |
Autor(es): | FERREIRA, Carolina de Castro |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Manoel Raimundo dos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | SOUTO, Ulieldson Pereira |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática a percepção de professores sobre o pensamento educacional de Paulo Freire e suas contribuições para ensino de ciências. Diante disso o estudo parte da seguinte questão-problema: Como o pensamento educacional de Paulo Freire está presente no ensino de ciências na Escola Municipal João Queiroga de Souza? Para tanto, buscando responder a esse questionamento traçamos como objetivo geral analisar como o pensamento educacional de Paulo Freire está presente no ensino de ciências na Escola Municipal João Queiroga de Souza. Nesse sentido, o interesse para a realização dessa pesquisa enquanto acadêmica de licenciatura em ciências biológicas manifestou-se durante o período de estágio supervisionado realizado em diferentes escolas do município de Laranjal do Jari Amapá AP. Metodologicamente trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, como instrumento de coleta de dados recorreu-se ao uso de entrevista narrativa. Os dados obtidos por meio das entrevistas narrativas foram primeiramente transcritos em editor de texto e posteriormente agrupados em eixos temáticos tendo como parâmetro as perguntas realizadas no decorrer das entrevistas. Os resultados evidenciam a insatisfação dos educadores com o sistema educacional, e embora os docentes estejam insatisfeitos com a educação brasileira, alguns adotam categorias do pensamento educacional de Freire, e isso mesmo que seja feito por uma pequena parcela de educadores pode fazer a diferença na vida dos educandos, uma vez que ainda se vive em uma sociedade marcada pela desigualdade social e econômica, por uma política de privilégios aos mais favorecidos, e uma educação falha e opressora. Por outro lado, entendemos que apenas falar da pedagogia de Paulo Freire não seja o suficiente para superar todas as contradições do processo educacional, mas essa poderia colaborar com a melhoria do ensino aprendizagem. |
Abstract: | The present work of conclusion of course (TCC) presents the thematic perception of teachers on the educational thought of Paulo Freire and his contributions to science education. Given that the study part of question-problem: as the educational thinking of Paulo Freire is present in science education in the Municipal School João Queiroga de Souza? To do so, seeking to answer this question we purpose, analyze how the educational thinking of Paulo Freire is present in science education in the Municipal School João Queiroga de Souza. In this sense, the interest for carrying out such research while academic degree in biological sciences manifested itself during the period of supervised internship conducted in different schools of the municipality of Laranjal do Jari Amapá AP. Methodologically it is a case study of qualitative approach, data collection instrument resorted to the use of narrative interview. The data obtained through the interviews narratives were first transcribed in text editor and subsequently grouped into thematic axes taking as parameter the questions made in the course of the interviews. The results highlight the dissatisfaction of educators with the educational system, and although the teachers are unhappy with the brazilian education, some adopt the categories of educational thinking and that even though Freire, is done by a small portion of educators can make a difference in the lives of students, since they still live in a society marked by social and economic inequality, by a policy of privileges to the most favored, and a failed and oppressive. On the other hand, we understand that only talk about the pedagogy of Paulo Freire is not enough to overcome all the contradictions of the educational process, but this could contribute to the improvement of the teaching learning process. |
Palavras-chave: | Percepção de Professores Ensino de Ciências Paulo Freire |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Citação: | FERREIRA, Carolina de Castro. Percepção de professores sobre o pensamento educacional de Paulo Freire e suas contribuições para ensino de ciências. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/357 |
Data do documento: | 1-Jan-2019 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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