Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/353
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Experimentos de baixo custo como instrumento pedagógico para o ensino introdutório de química: uma análise reflexiva a prática docente |
Título(s) alternativo(s): | Low cost experiments as a pedagogical instrument in the teaching of chemistry: a reflective analysis for teaching practice |
Autor(es): | COÊLHO, Ana Gracilene de Sousa |
Primeiro Orientador: | MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto |
Resumo: | Os experimentos no ensino da Química contribuem na compreensão das aulas teórico/prática, tornando-as de fácil assimilação, dinâmicas e prazerosas. A pesquisa tem a finalidade de ressaltar as atividades práticas/experimentais feitas a partir de materiais alternativos de baixo custo como uma boa alternativa metodológica para o professor trabalhar os conceitos introdutórios no ensino de Química abordados na disciplina de ciências para alunos do 9º ano. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. Os processos metodológicos baseiam-se numa pesquisa-ação. A abordagem foi a qualitativa, com intuito de trazer a compreensão crítica das aulas experimentais realizadas a partir de material de baixo custo, mostrando que a química está presente no cotidiano dos alunos e torna a aprendizagem mais significativa. Os dados obtidos confirmaram que os alunos quando são envolvidos em aulas práticas/experimentais, apresentam maior envolvimento e rendimento na assimilação dos conteúdos introdutórios de Química nas aulas de Ciências, e olhar científico sobre os fenômenos químicos. |
Abstract: | Experiments in the teaching of Chemistry contribute to the understanding of theoretical / practical classes, making them easy to assimilate, dynamic and enjoyable. The research aims to highlight the practical / experimental activities made from low cost alternative materials as a good methodological alternative for the teacher to work on introductory concepts in the teaching of Chemistry addressed in the science discipline for 9th grade students. The locus of the research was State Elementary School and High School Professor Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. The methodological processes are based on action research. The approach was qualitative, in order to bring a critical understanding of experimental classes carried out from low-cost material, showing that chemistry is present in students' daily lives, making learning more meaningful. The data obtained confirmed that students, when they are involved in practical / experimental classes, present greater involvement and performance in the assimilation of the introductory contents of Chemistry in Science classes, scientific look at chemical phenomena. |
Palavras-chave: | Ensino de química Experimentos - instrumento pedagógico Química - ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Ensino de Química |
Citação: | COÊLHO, Ana Gracilene de Sousa. Experimentos de baixo custo como instrumento pedagógico para o ensino introdutório de química: uma análise reflexiva a prática docente. 2021. 20f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/353 |
Data do documento: | 12-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COELHO(2021) - Experimentos de baixo custo.pdf | 992,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons