Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BRITO, José Cesar Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162pt_BR
dc.contributor.advisor-co1RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553pt_BR
dc.creatorMIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7820571305170323pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T22:05:03Z-
dc.date.available2021-06-18-
dc.date.available2021-06-18T22:05:03Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationMIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás. Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP. 2021. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/344-
dc.description.abstractOne of the main issues related to the teacher's performance refers to the relationship between teaching and learning, and the types of methodologies used in the classroom; doing if necessary to verify the effectiveness and efficiency of teaching practices in these processes. We opted for bibliographic review research through an experience report, for the understanding of the educational process, the construction of knowledge and the application of active methodologies in an interdisciplinary and contextualized perspective in teaching, through the development of an integrative project. the construction and implementation of participatory models of teaching and learning with active methodologies, in which students of the Subsequent course of the Federal Institute of Education of Amapá - IFAP, Advanced Campus Oiapoque experienced these new technologies and participated in this process, increasing their skills of reflection, to see and interpret the world, to analyze it, with project experimentation and management as facilitators, expanding their knowledge beyond with notions of citizenship and social responsibility. Therefore, this proposal was attentive to the skills, needs, experiences experienced by the student and it is necessary that other methods help and facilitate the understanding of the content, for the proper understanding of those involved.pt_BR
dc.description.resumoUma das principais questões relacionadas à atuação do professor refere-se à relação entre ensino e aprendizagem, e os tipos de metodologias utilizadas em sala de aula; fazendo se necessário à verificação da eficácia e eficiência das práticas docente nestes processos. Optou-se por pesquisa de revisão bibliográfica por meio de relato de experiência, para a compreensão do processo educativo, da construção do conhecimento e da aplicação das metodologias ativas numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada no ensino, através de desenvolvimento de projeto integrador, buscou-se a construção e implementação de modelos participativos de ensino e aprendizagem com metodologias ativas, na qual alunos de curso subsequente do Instituto Federal de Educação do Amapá – IFAP, Campus Avançado Oiapoque vivenciaram estas novas tecnologias e participaram deste processo, aumentando suas habilidades de reflexão, de ver e interpretar o mundo, de analisá-lo, tendo como facilitadores a experimentação e o gerenciamento de projetos, ampliando seus conhecimentos para além com noções de cidadania e responsabilidade social. Diante disso, essa proposta se colocou atenta às aptidões, às necessidades, às experiências vivenciadas pelo aluno e se faz necessário que outros métodos auxiliem e facilitem o entendimento do conteúdo, para a devida compreensão dos envolvidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-18T22:04:35Z No. of bitstreams: 2 MIRANDA (2021) Metodologia Ativa.pdf: 480208 bytes, checksum: 57eb196b042214d5193f6be950df5eb6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-18T22:05:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MIRANDA (2021) Metodologia Ativa.pdf: 480208 bytes, checksum: 57eb196b042214d5193f6be950df5eb6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-18T22:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MIRANDA (2021) Metodologia Ativa.pdf: 480208 bytes, checksum: 57eb196b042214d5193f6be950df5eb6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Formação Pedagógica - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação - Oiapoquept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleMetodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRANDA (2021) Metodologia Ativa.pdf468,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons