Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
Autor(es): COSTA, Cynd Bernadete da Silva
Primeiro Orientador: SALES, Adriana Lucena de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: RIOS, Carla Alice Theodoro Batista
Resumo: A formação docente é um momento crucial de socialização e construção da identidade profissional, período em que os acadêmicos são instruídos para a apropriação do conhecimento para movimentar na ação, as experiências adquiridas ao longo da graduação. Pretende-se através deste trabalho constatar a importância do diário de bordo como instrumento no processo de formação inicial dos professores de química. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, alguns professores do curso de licenciatura em química têm utilizado os diários de bordo como estratégia metodológica para auxiliar os acadêmicos durante o estágio supervisionado, com o intuito de promover, suporte de reflexão, memória e melhoria em alguns aspectos como a escrita, o ensino e enfrentamento de conflitos advindos da profissão. Para obtenção de resultados precisos, realizou-se a análise dos diários de alguns acadêmicos da disciplina estágio curricular e aplicação de questionários com os mesmos. As experiências de estágios poderiam ser melhor aproveitadas se os estagiários fizessem uso de ferramentas metodológicas que os auxiliassem durante este processo, os diários de bordo apresentam-se como uma destas ferramentas. Os dados obtidos mostram claramente a utilidade dos relatos escritos tanto para a formação acadêmica como para auto reflexão e construção de novos saberes.
Abstract: Teacher education is a crucial moment of socialization and construction of professional identity, a period in which academics are instructed in the appropriation of knowledge to move in action, the experiences acquired during graduation. It is intended through this work to verify the importance of the logbook as an instrument in the initial training process of chemistry teachers. At the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá, some teachers of the degree course in chemistry have used logbooks as a methodological strategy to assist academics during a supervised internship, in order to promote, support for reflection, memory and improvement in some aspects such as writing, teaching and coping with conflicts arising from the profession. To obtain accurate results, an analysis was made of the diaries of some students in the curricular internship discipline and the application of questionnaires with them. The internship experiences could be better used if the trainees used methodological tools to help them during this process, the logbooks are presented as one of these tools. The data obtained clearly show the usefulness of written reports both for academic training and for self-reflection and the construction of new knowledge.
Palavras-chave: Formação de professores
Estágio supervisionado
Estágio curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: COSTA, Cynd Bernadete da Silva. Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/328
Data do documento: 8-Fev-2021
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2021) - RELEVÂNCIA DOS DIÁRIOS DE BORDO.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons