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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
Autor(es): OLIVEIRA, Fabrício Madureira de
RIOS, Lucas da Silva
Primeiro Orientador: DIAS, Klessis Lopes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, Márcio Abreu da
Resumo: O aprendizado de programação computacional já não está ligado somente a profissionais de Tecnologia da Informação, mas é de suma importância para o ramo educacional, por ser capaz de ocasionar a quem pratica uma capacidade maior de desenvolver habilidades de abstração e análise na hora de solucionar problemas com um grau de dificuldade maior. No cotidiano escolar, o ensino da matemática muitas vezes é fragmentado e/ou descontextualizado, desprovido de ligação entre a disciplina escolar e o mundo real, e que ainda despreza o uso de tecnologias sendo capaz de tornar o ensino da matemática complexo. Este projeto tem como objetivo facilitar o ensino da matemática utilizando como método de trabalho, a gamificação e jogos que usufruem do básico da linguagem de programação, através da ferramenta “A Hora do Código”, demonstrando que é possível a realização do ensino-aprendizagem do raciocínio lógico e alguns conceitos matemáticos por meio da gamificação, utilizando assim como metodologia de ensino dentro do âmbito educacional.
Abstract: Computer programming learning is no longer linked only to Information Technology professionals, but it is of paramount importance for the educational sector, as it is capable of giving those who practice a greater capacity to develop abstraction and analysis skills when solving problems. with a higher degree of difficulty. In the school routine, the teaching of mathematics is often fragmented and / or decontextualized, devoid of any connection between school discipline and the real world, and which still neglects the use of technologies and is capable of making the teaching of mathematics complex. This project aims to facilitate the teaching of mathematics using as a working method, the gamification and games that enjoy the basics of the programming language, through the tool “The Hour of Code”, demonstrating that it is possible to carry out teaching-learning of logical reasoning and some mathematical concepts through gamification, thus using teaching methodology within the educational scope.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comuicação
Ensino da matemática
Gamificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citação: OLIVEIRA, Fabrício Madureira de; RIOS, Lucas da Silva. Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327
Data do documento: 18-Dez-2020
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