Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BRITO, José Cesar Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162pt_BR
dc.contributor.advisor-co1RODRIGUÊS, Efigênia das Neves Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553pt_BR
dc.creatorLUCAS, Maria Luciene de Oliveira-
dc.creator.LattesJosé Cesar Farias BRITOhttp://lattes.cnpq.br/7288882906009319pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T16:15:55Z-
dc.date.available2021-06-15-
dc.date.available2021-06-15T16:15:55Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.citationLUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321-
dc.description.abstractSeeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access.pt_BR
dc.description.resumoBuscar a inclusão digital em tempos de ensino remoto diz respeito a valorização da vida, incentivo a educação e socialização no mundo digital. Os anseios da pessoa deficiente visual pela reabilitação ou adaptação para usar estas tecnologias digitais acessíveis no cotidiano, são constantes. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a deficiência visual, enfocando aspectos relacionados à inclusão digital, bem como, acessibilidade de softwares leitores de tela NVDA (Non Visual Desktop Access) para Windows e Talkback no sistema Android, na educação. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre esta temática trazendo sua funcionalidade, utilização e instalação. A leitura trouxe uma reflexão diante do conhecimento destas ferramentas, assim como sua importância para as pessoas com deficiência visual e videntes. Buscando contribuir para formação social do indíviduo na sociedade. A sugestão desta pesquisa contribui para uma ampla divulgação destes leitores de tela, tendo em consideração sua gratuidade e acessibilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T16:15:32Z No. of bitstreams: 2 LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf: 888846 bytes, checksum: a1b38042bc354ae9de9a53bc7f847dd1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T16:15:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf: 888846 bytes, checksum: a1b38042bc354ae9de9a53bc7f847dd1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-15T16:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf: 888846 bytes, checksum: a1b38042bc354ae9de9a53bc7f847dd1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-05-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Formação Pedagógica - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência visualpt_BR
dc.subjectTalkBack - leitor de telapt_BR
dc.subjectNVDA - leitor de telapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleTecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e videntept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf868,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons