Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | BRITO, José Cesar Farias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3737864225426162 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | RODRIGUÊS, Efigênia das Neves Barbosa | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9534801323858553 | pt_BR |
dc.creator | LUCAS, Maria Luciene de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | José Cesar Farias BRITOhttp://lattes.cnpq.br/7288882906009319 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T16:15:55Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15 | - |
dc.date.available | 2021-06-15T16:15:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.citation | LUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321 | - |
dc.description.abstract | Seeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access. | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscar a inclusão digital em tempos de ensino remoto diz respeito a valorização da vida, incentivo a educação e socialização no mundo digital. Os anseios da pessoa deficiente visual pela reabilitação ou adaptação para usar estas tecnologias digitais acessíveis no cotidiano, são constantes. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a deficiência visual, enfocando aspectos relacionados à inclusão digital, bem como, acessibilidade de softwares leitores de tela NVDA (Non Visual Desktop Access) para Windows e Talkback no sistema Android, na educação. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre esta temática trazendo sua funcionalidade, utilização e instalação. A leitura trouxe uma reflexão diante do conhecimento destas ferramentas, assim como sua importância para as pessoas com deficiência visual e videntes. Buscando contribuir para formação social do indíviduo na sociedade. A sugestão desta pesquisa contribui para uma ampla divulgação destes leitores de tela, tendo em consideração sua gratuidade e acessibilidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T16:15:32Z No. of bitstreams: 2 LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf: 888846 bytes, checksum: a1b38042bc354ae9de9a53bc7f847dd1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T16:15:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf: 888846 bytes, checksum: a1b38042bc354ae9de9a53bc7f847dd1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-15T16:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf: 888846 bytes, checksum: a1b38042bc354ae9de9a53bc7f847dd1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-05-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | TalkBack - leitor de tela | pt_BR |
dc.subject | NVDA - leitor de tela | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS (2021) Tecnologia Assistiva.pdf | 868,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons