Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SILVA, Jamil da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037424084456542pt_BR
dc.creatorMUNIZ, Roosenilson Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807707706975288pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T14:06:49Z-
dc.date.available2021-06-15-
dc.date.available2021-06-15T14:06:49Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.identifier.citationMUNIZ, Roosenilson Dias. Alúmen de potássio: uma abordagem prático-pedagógica da corrosão no processo de reciclagem do alumínio. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/319-
dc.description.abstractThe big obstacle for chemistry students is in the learning process that involves understanding and comprehending what cannot be seen. Chemistry is in all the student's day-to-day processes and the main objective of the teacher is to make his student observe and understand how this fascinating world works. Associating moments of practical intervention with the theoretical teaching process has normally been an alternative that contributes significantly to the development of the student. Using the process of obtaining potassium alum from aluminum recycling, as one of the steps, corrosion was used with the students in the research group an alternative way of sensing the corrosion process combined with the theoretical teaching of this same process. As a methodology, using two interventions with the researched group, a theoretical intervention showing the types, forms and applications of corrosion and a practical intervention in the laboratory, where the students were able to apply the corrosion that resulted in an evaluative instrument that in turn subsidized the results with the data collected for analysis. Using the appropriate learning proposal, it was possible to obtain an advance in the students' performance on the theoretical content presented after the moment of practical experiential. As a result, this work presents a positive growth showing the need to combine techniques with regular theoretical teaching.pt_BR
dc.description.resumoO grande obstáculo para os alunos de química está no processo de aprendizagem que envolve o entender e compreender aquilo que não se pode ver. A química está em todos os processos do cotidiano do aluno e o grande objetivo do professor é fazer com que seu aluno observe e compreenda como este fascinante mundo funciona. Vincular momentos de intervenção prática ao processo de ensino teórico normalmente é uma alternativa que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento do aluno. Utilizando o processo de obtenção do alúmen de potássio a partir da reciclagem do alumínio, realizando como uma das etapas a corrosão, abordou-se com os alunos do grupo de pesquisa uma forma alternativa de entender o processo de corrosão aliado ao ensinamento teórico deste mesmo processo. Como metodologia, utilizou-se duas intervenções com o grupo pesquisado, uma intervenção teórica mostrando os tipos, formas e aplicações de corrosão e uma intervenção prática em laboratório, onde os alunos puderam aplicar a corrosão, resultou em um instrumento avaliativo que subsidiou os resultados com os dados coletados para análise. Utilizando a proposta da aprendizagem experiencial foi possível obter um avanço no rendimento dos alunos sobre o conteúdo teórico apresentado após o momento de intervenção prática. Como resultado este trabalho apresenta um crescimento positivo mostrando a necessidade de se aliar as intervenções práticas ao ensino regular teórico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T14:06:24Z No. of bitstreams: 2 MUNIZ (2021) - Alúmen de Potássio uma abordagem.pdf: 1297049 bytes, checksum: cd644d828edf7b579f2ed47269c07603 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T14:06:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MUNIZ (2021) - Alúmen de Potássio uma abordagem.pdf: 1297049 bytes, checksum: cd644d828edf7b579f2ed47269c07603 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-15T14:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MUNIZ (2021) - Alúmen de Potássio uma abordagem.pdf: 1297049 bytes, checksum: cd644d828edf7b579f2ed47269c07603 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlúmen de potássiopt_BR
dc.subjectAlumínio - reciclagempt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAlúmen de potássio: uma abordagem prático-pedagógica da corrosão no processo de reciclagem do alumíniopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUNIZ (2021) - Alúmen de Potássio uma abordagem.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons