Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/316
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9128527601513145 | pt_BR |
dc.creator | COELHO, Suelem de Freitas Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1228876995155091 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T13:18:58Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15 | - |
dc.date.available | 2021-06-15T13:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-09 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Suelem de Freitas Ferreira. Ensino de química articulado à educação ambiental por meio da formulação de pesticida natural: revisão da literatura. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/316 | - |
dc.description.abstract | The present monograph addresses the theme Environmental Education in the Teaching of Chemistry with the objective of investigating, in a qualitative way, how the teaching of chemistry is articulated to environmental education through the formulation of natural pesticides. Thus, the research methodology consists of a literature review with a qualitative approach, using a quantitative of three articles comprised in a period of ten years (2008, 2017 and 2018), which were analyzed with emphasis on the strategies used by the authors to link the teaching of chemistry and environmental education through the proposal developed. The results showed that the formulation of natural pesticides is an excellent strategy to link the teaching of chemistry and environmental education, as it allows a contextualized, interdisciplinary teaching and the use of an investigative experimentation with the valorization of natural products. Besides the environmental approach through contemporary issues, the development of a natural pesticide is the answer to the socio-environmental problem raised in each article, which further enriches this proposal, because it allows the formation of a researcher student, critical and participatory in society. Thus, it is hoped that this work will contribute preponderantly to pedagogical practices focused on the formulation of natural pesticides as a tool for articulation between the teaching of chemistry and environmental education. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia aborda a temática Educação Ambiental no Ensino de Química com o objetivo de investigar, de forma qualitativa, como o ensino de química é articulado à educação ambiental por meio da formulação de pesticidas naturais. Desta forma, a metodologia da pesquisa consiste em uma revisão de literatura com uma abordagem qualitativa, utilizando um quantitativo de três artigos compreendidos em um período de dez anos (2008, 2017 e 2018), os quais foram analisados com ênfase nas estratégias utilizadas pelos autores para vincular o ensino de química e a educação ambiental por meio da proposta desenvolvida. Os resultados evidenciaram que a formulação de pesticidas naturais configurase uma excelente estratégia para articular o ensino de química à educação ambiental, pois permite um ensino contextualizado, interdisciplinar e a utilização de uma experimentação investigativa com a valorização dos produtos naturais. Além da abordagem ambiental por meio de temas contemporâneos, o desenvolvimento de um pesticida natural é a resposta para a problemática socioambiental levantada em cada artigo, o que enriquece ainda mais essa proposta, pois permite a formação de um aluno pesquisador, crítico e participativo na sociedade. Assim, espera-se com esse trabalho contribuir de forma preponderante com práticas pedagógicas voltadas à formulação de pesticidas naturais como ferramenta de articulação entre o Ensino de Química e a Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T13:18:31Z No. of bitstreams: 2 Coelho (2021) - Ensino de química articulado.pdf: 376669 bytes, checksum: 1ba248787f177aa4f3ab93a20ab2eaff (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T13:18:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Coelho (2021) - Ensino de química articulado.pdf: 376669 bytes, checksum: 1ba248787f177aa4f3ab93a20ab2eaff (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-15T13:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Coelho (2021) - Ensino de química articulado.pdf: 376669 bytes, checksum: 1ba248787f177aa4f3ab93a20ab2eaff (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Pesticidas Naturais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::EVOLUCAO, SISTEMATICA E ECOLOGIA QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Ensino de química articulado à educação ambiental por meio da formulação de pesticida natural: revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Coelho (2021) - Ensino de química articulado.pdf | 367,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons