Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SOUZA, Elender Keuly de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429834620495137pt_BR
dc.creatorMACHADO, Alex de Moraes-
dc.creatorALMEIDA, Elias Vasconcelos de-
dc.creatorDINIZ, Raimunda Francilene-
dc.date.accessioned2021-06-14T20:17:27Z-
dc.date.available2021-06-14-
dc.date.available2021-06-14T20:17:27Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationMACHADO, Alex de Moraes; ALMEIDA, Elias Vasconcelos de; DINIZ, Raimunda Francilene. O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/311-
dc.description.abstractIt is considered that the world, with its sociais, technological and cultural representations, is modified with the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs), in the different environments of interaction, with new technological resources and structural factors in the pedagogical conceptions. Therefore, the research aims to analyze the contributions of some authors related to the topic addressed, about the emerging problem, to achieve the proposed objectives that aim to provide access and participation to all involved with the use of methods for teaching practice with the use of Assistive Technology for the physically disabled, in Specialized Educational Service (AEE). We opted for bibliographic research, whose qualitative method to support the discussions that are indispensable. It provides us with a place for critical analysis and information production, with an articulation between systematized teaching, in order to obtain learning and mobility for the physically disabled in the space of the school in locus. Thus, there is a reflection of the objectives not achieved, in order to contribute with proposals for architectural improvements and the practice of teacher training with the physically disabled, in the Specialized Educational Service room.pt_BR
dc.description.resumoConsidera-se que o mundo, com as suas representações sociais, tecnológicas e culturais, é modificado com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), nos diferentes ambientes de interação, com novos recursos tecnológicos e fatores estruturantes nas concepções pedagógicas. Portanto, a pesquisa objetiva analisar as contribuições de alguns autores relacionados ao tema abordado, acerca do problema emergente, atingir os objetivos propostos que visam propiciar o acesso e a participação a todos os envolvidos com a utilização de métodos para a prática docente com o uso das Tecnologia Assistiva ao deficiente físico, no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Optou-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, cujo método qualitativo para alicerçar as discussões que se fazem indispensáveis. Nos propicia um lugar de análise crítica e produção de informação, com uma articulação entre o ensino sistematizado, para obter uma aprendizagem e mobilidade ao deficiente físico no espaço da escola in lócus. Assim, faz-se a reflexão dos objetivos não alcançados, com o intuito a contribuir com propostas de melhorias arquitetônicas e a prática da formação docente com o deficiente físico, na sala do Atendimento Educacional Especializado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-14T20:16:49Z No. of bitstreams: 2 ALMEIDA (2021) - O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS.pdf: 243229 bytes, checksum: 0f03162ee3929a7f5c35f8448c58b67c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-14T20:17:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ALMEIDA (2021) - O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS.pdf: 243229 bytes, checksum: 0f03162ee3929a7f5c35f8448c58b67c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-14T20:17:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ALMEIDA (2021) - O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS.pdf: 243229 bytes, checksum: 0f03162ee3929a7f5c35f8448c58b67c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectTecnologia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA (2021) - O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS.pdf237,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons