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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de inclusão da informática como componente curricular da matriz do fundamental I
Autor(es): SANTOS, Leandro Gama
Primeiro Orientador: FREIRE, André Luiz da Silva
Resumo: O Presente trabalho refere-se à busca da proposta de inclusão da informática como componente curricular da educação básica, respectivamente das séries iniciais do ensino fundamental, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa descritiva bibliográfica qualitativa e com base em conhecimentos empíricos adquiridos por meio de estágios obrigatórios em nome do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). A sociedade sofreu inúmeras transformações com a chegada da Informática no Brasil e no mundo, mudanças essas que evoluem cada vez mais, e as escolas junto à educação foram afetadas grandiosamente com a facilidade do ensinar e apreender, o mundo tornou-se pequeno para o conhecimento disponível nas redes de internet e para novos cargos empregatícios. Dessa forma, a inclusão de um novo componente no ensino de mostra muito importante para a nova época, conhecida por era informatizada, obrigando todos a estarem conectados e aprendendo por novos meios de comunicação e isso inclui as crianças com senso de aprendizagem apurado e necessitando de profissionais qualificados e capacitados para guiá-las, diante da internet vista e conhecida por ser uma terra sem fronteiras. A educação, com o componente Informática sendo uma forte ferramenta, pode vir a tornar o ambiente escolar livre de preconceitos e limitar essa fronteira até uma linha de segurança, por um licenciado capacitado pedagogicamente e adaptado ao ambiente escolar. Fazendo com que crianças, jovens, adultos e portadores de necessidades especiais venham a ser sujeitos de uma sociedade pacífica e competitivos no mercado de trabalho, tendo acesso a uma educação dinâmica e lúdica.
Abstract: The present work refers to the search for the proposal to include information technology as a curricular component of basic education, respectively in the initial grades of elementary school, based on the development of a qualitative descriptive bibliographic research and based on empirical knowledge acquired through internships. mandatory on behalf of the Federal Institute of Science and Technology of Amapá (IFAP). Society has undergone countless transformations with the arrival of Informatics in Brazil and in the world, changes that evolve more and more, and schools along with education have been greatly affected by the ease of teaching and learning, the world has become small for knowledge available on internet networks and for new job positions, thus the inclusion of a new component in the teaching of shows very important for the new era, known as the computerized era, forcing everyone to be connected and learning through new media and this includes children with a keen sense of learning and in need of qualified and trained professionals to guide them, in the face of the internet seen and known for being a land without borders. Education with the computer component being a strong tool can turn the school environment free of prejudice and limit this border to a safety line, by a licensed pedagogically trained and adapted to the school environment. In this way, children, young people and adults and people with special needs will be subject to a peaceful and competitive society in the labor market, having access to a dynamic and playful education.
Palavras-chave: Informática
Matriz curricular
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citação: SANTOS, Leandro Gama. Proposta de inclusão da informática como componente curricular da matriz do fundamental I. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/307
Data do documento: 17-Dez-2022
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