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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MARTINS, Benedita Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379814397024971pt_BR
dc.creatorMATOS, Bruno Sérvulo da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-07T19:10:22Z-
dc.date.available2021-04-02-
dc.date.available2021-04-07T19:10:22Z-
dc.date.issued2012-03-01-
dc.identifier.citationMATOS, B. S. S.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/288-
dc.description.abstractLiterature and cinema are two distinct fields of sign production whose relationship may become possible because of visuality present in both languages. It is not today that the film makes use of other languages and/or other signs to the construction, reconstruction, creation and recreation film, causing thus the emergence of a hybrid material. However, at present, this process of influence/exchange also occurs in the opposite way: if before the film is worth of literature as hipotexto this time, the literature can make use of cinema for its creation narrative-verbal. The corpus of analysis will be the film and novel by I KNOW THAT I WILL LOVE YOU filmmaker, writer, journalist and critic whose works explore Arnaldo Jabor language cinematic art form and can also, at the same time developing his literary and poetic nature, thus demonstrating that literature can be influenced by the cinema. The references are included for analysis in semiotic studies that permeate the film and literary theory. Far will, therefore, analysis of language (literary and filmic) employed by the director/writer and his final artistic product.pt_BR
dc.description.resumoA literatura e o cinema constituem dois campos de produção sígnica distintos cuja relação pode se tornar possível em razão da visualidade presente nas duas linguagens. Não é de hoje que o cinema se utiliza de outras linguagens e/ou outros signos para a construção, reconstrução, criação e recriação fílmica, provocando, dessa forma, o aparecimento de uma matéria híbrida. Porém, na atualidade, esse processo de influências/trocas também ocorre de forma contrária: se antes o cinema se valia da literatura como hipotexto, desta vez, a literatura pode valer-se do cinema para sua criação narrativo-verbal. O corpus de análise será o filme e romance homônimo EU SEI QUE VOU TE AMAR do cineasta, escritor, jornalista e crítico Arnaldo Jabor cujas obras exploram a linguagem cinematográfica de forma artística e também consegue, ao mesmo tempo, desenvolver seu cunho literário-poético, demonstrando assim, que a literatura pode sofrer influência do cinema. Os referenciais para análise se inserem nos estudos semiológicos que perpassam a teoria literária e fílmica. Far-se-á, portanto, análises das linguagens (literária e fílmica) empregadas pelo diretor/escritor e seu produto artístico final.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Borges Elinielle (elinielle.borges@ifap.edu.br) on 2021-04-01T13:19:18Z No. of bitstreams: 1 MATOS (2012) – A crise da palavra.pdf: 3818644 bytes, checksum: e28273b55fa6d857840cb3253e927edc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mercedes Figueiredo (mercedes.figueiredo@ifap.edu.br) on 2021-04-07T19:10:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATOS (2012) – A crise da palavra.pdf: 3818644 bytes, checksum: e28273b55fa6d857840cb3253e927edc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-07T19:10:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATOS (2012) – A crise da palavra.pdf: 3818644 bytes, checksum: e28273b55fa6d857840cb3253e927edc (MD5) Previous issue date: 2012-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectLiteratura e cinemapt_BR
dc.subjectEu sei que vou te amar (filme)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA crise da palavra no centro do drama: uma leitura de Eu sei que vou te amar de Arnaldo Jaborpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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