Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Maria do Socorro Crespo-
dc.date.accessioned2021-04-02T15:46:34Z-
dc.date.available2021-04-02-
dc.date.available2021-04-02T15:46:34Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria do Socorro Crespo. O uso do cupulate como tema gerador para o ensino da química dos lipídeos. 2020. 13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/286-
dc.description.abstractGenerating themes through thematic workshops are practices that emerge to facilitate and help teachers in approaching scientific content, it is divided into moments that are used as support so that the educator can envision the possibility of using tools favorable to their work, seeking the relationship with the topic addressed using the generator theme to promote meaningful learning. The National Common Curricular Base offers proposals regarding the contextualization of subjects for teaching, guiding that advance studies of the student's daily life can contribute and reconstruct knowledge as well as the use of facilitating tools for the teaching-learning process. This article aims to suggest a thematic workshop as an educational tool so that teaching chemistry has a meaning for the student and through contextualization using cupulate (chocolate made from cupuaçu almonds) as a generator theme to approach the lipid chemical content , can contribute as a facilitator of the assimilation of the content of chemistry, the thematic workshop using the generator theme as thematic axis for the teaching of sciences aroused and stimulated the critical sense, enabling the awakening of chemical thinking through contextualization associated with the scientific content of lipids thus facilitating assimilation of such content.pt_BR
dc.description.resumoOs temas geradores através das oficinas temáticas são práticas que surgem para facilitar e ajudar os professores na abordagem de conteúdos científicos, é dividida em momentos dos quais se servem de apoio para que o educador possa vislumbrar a possibilidade de utilização de ferramentas favoráveis ao seu trabalho, buscando a relação com o tema abordado utilizando o tema gerador para promover uma aprendizagem significativa. A Base Nacional Comum Curricular traz propostas a respeito da contextualização das disciplinas para o ensino, orientando que estudos antecipados do cotidiano do aluno podem contribuir e reconstruir conhecimentos bem como, a utilização de ferramentas facilitadoras para o processo de ensino aprendizagem. Este artigo tem por objetivo sugerir uma oficina temática como ferramenta educacional para que o ensino de química tenha um significado para o aluno e através da contextualização utilizando o cupulate (chocolate feito a base das amêndoas do cupuaçu) como tema gerador para abordagem do conteúdo químico lipídeos, possa contribuir como facilitador da assimilação do conteúdo de química, a oficina temática utilizando o tema gerador como eixo temático para o ensino de ciências despertou e estimulou o senso crítico, possibilitando o despertar do pensamento químico através da contextualização associada ao conteúdo cientifico lipídeos facilitando assim a assimilação de tal conteúdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-04-02T15:46:07Z No. of bitstreams: 2 RIBEIRO (2020) - O USO DO CUPULATE COMO.pdf: 728475 bytes, checksum: 67f87bdd9876346b01009c261a5c996e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-04-02T15:46:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RIBEIRO (2020) - O USO DO CUPULATE COMO.pdf: 728475 bytes, checksum: 67f87bdd9876346b01009c261a5c996e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-02T15:46:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RIBEIRO (2020) - O USO DO CUPULATE COMO.pdf: 728475 bytes, checksum: 67f87bdd9876346b01009c261a5c996e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCupulate - tema geradorpt_BR
dc.subjectLipídiopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso do cupulate como tema gerador para o ensino da química dos lipídeospt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO (2020) - O USO DO CUPULATE COMO.pdf711,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons