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dc.contributor.advisor1BONETI, Lindomar Wessler-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4583506896107343pt_BR
dc.creatorCOSTA, Célia Souza da-
dc.date.accessioned2021-03-09T20:00:37Z-
dc.date.available2021-03-09-
dc.date.available2021-03-09T20:00:37Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationCOSTA, Célia Souza da. Louceiras do Maruanum (Amapá): estratégia educativa para a conservação da tradição do criar-saber-fazer ceramista. 2020. 206f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/284-
dc.description.abstractThe creation-know-how of Maruanum pottery is a ceramic tradition passed down from generation to generation that is part of the quilombola communities of Santa Luzia and Carmo do Maruanum, Maruanum District, Macapá municipality, State of Amapá. Some studies already carried out, as is the case of Coirolo (1991) and Costa (2014), indicate that the tradition of Maruanum pottery is on the brink of extinction, children and young people in the communities are not learning this pottery craft. Thus, the elaboration of this thesis had as its central problem: how the pottery and teachers of Maruanum, as well as external cultural managers represent the ceramic tradition (pottery from Maruanum) and how the strategy of the Paulo Freire Culture Circle can contribute to conservation of the ceramic tradition? The general objective of this thesis was: to analyze the possible representations of the pottery and teachers of Maruanum and also of the external cultural managers about the ceramic tradition (pottery of Maruanum). The methodology used was a qualitative, ethnographic, exploratory, descriptive approach with participant observation. Data collection was carried out using questionnaires, forms and open interviews. Thirteen china makers, 07 teachers and 04 cultural managers participated in this study. The answers attributed by the research participants were systematized in the Cmap Tools software, which generated concept maps analyzed from the theoretical contribution of Social Representations and content analysis by Bardin (2016). Authors such as: Arruti (2006,2005,2003); Freire (2013,2016,2017,2018); Boneti (2011,2018); Gohn (2006, 2016); Loureiro (2012,2014); Maturana (2018); Scifoni (2015,2017); Florêncio (2014,2015) make up the theoretical corpus of the thesis. The study concluded that the representations of Maruanum pottery and teachers and also of external cultural managers are differentiated. and that these possible representations are important because they serve as a parameter for the elaboration of public policies and educational interventions. For the chinaware, the ceramic tradition has an identity, community and kinship sense; the teachers see Maruanum dishes as a tradition and culture that is part of the community and needs to be addressed in the classroom; cultural managers believe that the ceramics profession is unique, a culture of resistance that needs preservation. Observations and interviews pointed out that there are no consolidated educational environmental heritage education actions in Maruanum. From the data presented by the analysis of social representations, the thesis presented an educational strategy based on the Paulo Freire Culture Circle; proposed the academic use of the term create-know-how; and the inclusion of patrimonial education as part of the environmental education that originated the term Patrimonial Environmental Education (EAP).pt_BR
dc.description.resumoO criar-saber-fazer das louceiras do Maruanum é uma tradição ceramista repassada de geração para geração que faz parte das comunidades quilombolas de Santa Luzia e Carmo do Maruanum, Distrito do Maruanum, município de Macapá, Estado do Amapá. Alguns estudos já realizados, como é o caso de Coirolo (1991) e Costa (2014), indicam que a tradição das louceiras do Maruanum está em vias de extinção, as crianças e jovens das comunidades não estão aprendendo este ofício ceramista. Assim, elaboração da presente tese teve como problemática central: como as louceiras e professoras do Maruanum, assim como os gestores culturais externos representam a tradição ceramista (louça do Maruanum) e como a estratégia do Círculo de Cultura de Paulo Freire pode contribuir para a conservação da tradição ceramista? O objetivo geral desta tese foi: analisar as possíveis representações das louceiras e professoras do Maruanum e também dos gestores culturais externos sobre a tradição ceramista (louças do Maruanum). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, exploratório, descritivo e com observação participante. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, formulário e entrevistas abertas. Participaram deste estudo 13 louceiras, 07 professoras e 04 gestores culturais. As respostas atribuídas pelos participantes da pesquisa foram sistematizadas no software Cmap Tools que geraram mapas conceituais analisados a partir do aporte teórico das Representações Sociais e análise de conteúdo de Bardin (2016). Autores como: Arruti (2006,2005,2003); Freire (2013,2016,2017,2018); Boneti (2011,2018); Gohn (2006, 2016); Loureiro (2012,2014); Maturana (2018); Scifoni (2015,2017); Florêncio (2014,2015) compõem o corpus teórico da tese. O estudo concluiu que as representações das louceiras e professoras do Maruanum e ainda dos gestores culturais externos são diferenciadas. e que essas possíveis representações são importantes porque servem como parâmetro para a elaboração de políticas públicas e intervenções educativas. Para as louceiras a tradição ceramista tem sentido identitário, comunitário e de laços de parentesco; as professoras veem a louça do Maruanum como uma tradição e cultura que faz parte da comunidade e precisa ser abordada em sala de aula; os gestores culturais acreditam que o ofício ceramista é único, uma cultura de resistência que necessita de preservação. As observações e entrevistas apontaram que não existem ações educativas consolidadas de educação ambiental patrimonial no Maruanum. A partir dos dados apresentados pela análise das representações sociais, a tese apresentou uma estratégia educativa baseada no Círculo de Cultura de Paulo Freire; propôs o uso acadêmico do termo criar-saber-fazer; e a inclusão da educação patrimonial como parte da educação ambiental que originou o termo Educação Ambiental Patrimonial (EAP).pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCeramista - Amapápt_BR
dc.subjectLouça - Amapápt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLouceiras do Maruanum (Amapá): estratégia educativa para a conservação da tradição do criar-saber-fazer ceramistapt_BR
dc.typeTesept_BR
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