Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/280
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância de discutir sobre bullying e a violência virtual nas escolas: utilizando a ferramenta “e se fosse com você?” |
Autor(es): | CUNHA, Marciela Silva da FIRMINO, Marcya Suellen dos Santos |
Primeiro Orientador: | MIRANDA, André Luiz Simão de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | NUNES, Thiego Maciel |
Resumo: | O ambiente escolar é o local onde acontecem a maioria dos casos de bullying, e com a inclusão da tecnologia no dia a dia, ele passa a migrar para os meios digitais sendo conhecido como cyberbullying ou violência virtual. E esse tipo de agressão é praticado através da internet contra alguém por meio de ferramentas de comunicação relacionadas ao mundo virtual como, redes sociais, mensagens de texto e jogos digitais. Infelizmente, os meios tecnológicos que seriam para melhorar e facilitar a vida das pessoas em todas as áreas, elas acabam sendo utilizadas para menosprezar e insultar outras pessoas. Desta forma as difamações são intencionadas e visam mexer com o psicológico da pessoa, deixando-a abatida e desmoralizada perante os demais. Visto que essas pessoas poderão crescer com sentimentos negativos, ao qual poderão assumir um comportamento agressivo que mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o bullying no trabalho. Em casos extremos, alguns destes jovens poderão tentar ou a cometer suicídio. O trabalho começa pela sensibilização com a equipe escolar, alunos, pais e comunidade. A comunidade educativa deve promover relações interpessoais, ou intergrupos. Assim, desenvolver programas, projetos solidários e fraternos são formas preventivas de aproximação humana e desenvolverem vínculos afetivos entre seus pares. Diante disso que, está dissertação aborda sobre a importância de discutir o bullying e a violência virtual nas escolas utilizando a ferramenta “e se fosse com você”, além de criar estratégias, informar, debater e compartilhar experiências para que se possa evitar esse tipo de violência nas instituições de ensino. |
Abstract: | The school environment is the place where most cases of bullying occur, and with the inclusion of technology in everyday life, it begins to migrate to digital media being known as cyberbullying or virtual violence. And this type of aggression is practiced through the Internet against someone through communication tools related to the virtual world such as social networks, text messages and digital games. Unfortunately, the technological means that would be to improve and facilitate people's lives in all areas, they end up being used to despise and insult other people. This way the defamations are intentional and aim to mess with the person's psychological, leaving him/her down and demoralized before the others. Since these people may grow up with negative feelings, to which they may assume an aggressive behavior that they may later suffer or practice bullying at work. In extreme cases, some of these young people may attempt or commit suicide. The work begins by raising awareness with school staff, students, parents, and the community. The educational community should promote interpersonal or intergroup relationships. Thus, developing programs, solidarity and fraternal projects are preventive forms of human rapprochement and developing affective bonds among their peers. This dissertation addresses the importance of discussing bullying and virtual violence in schools using the "and if it were up to you" tool, as well as creating strategies, informing, debating and sharing experiences so that this type of violence can be avoided in educational institutions. |
Palavras-chave: | Bullying Violência virtual Jogos digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Informática |
Citação: | CUNHA, Marciela Silva da; FIRMINO, Marcya Suellen dos Santos. A importância de discutir sobre bullying e a violência virtual nas escolas: utilizando a ferramenta “e se fosse com você?”. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/280 |
Data do documento: | 14-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CUNHA; FIRMINO (2020) - A importância de discutir sobre bullying-1.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons