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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LOBATO, Adriano da Silva | - |
dc.creator | MACEDO, Hiasmin Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T13:23:28Z | - |
dc.date.available | 2021-01-14 | - |
dc.date.available | 2021-02-19T13:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Adriano da Silva; MACEDO, Hiasmin Tavares. Realidade virtual: recurso de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2020. 18f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/268 | - |
dc.description.abstract | This article presents Virtual Reality as a teaching-learning resource in Elementary School, briefly going through the History of Education, linked to Technology, in addition to addressing the concept of Media and Virtual Reality, as well as its history. The focus is on virtual reality applied in elementary school, so it is also addressed elementary school and its specificities. Seeking to present the questions that guide the theme, this article is based on the following authors: Badalotti (2014), Bernardi and Cassal (2002), Bévort and Belloni (2009), Bittar and Bittar (2012), Brandão (2007), Ferreira (2017), Freire (2011), García, Ortega and Zednik (2017), Hack and Negri (2010), Rodello, Sakai and Manoel (2002), Rodrigues and Porto (2013) and Setton, Ricardo Filho and Cordeiro (2011). It aims to verify the hypotheses that technological resources, such as Virtual Reality, for example, can make the teaching-learning process more dynamic and attractive to students and teachers and that it is a resource that aims to inspire students the critical and research sense of the subjects explored. However, the general objective is to analyze virtual reality as a technological tool for elementary school students; and as specific objectives: to investigate, through the literature, the conception of students, teachers and pedagogical coordination on the use of the Virtual Reality tool in the educational axis; and research about the interaction between teacher and student in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a Realidade Virtual como recurso de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental, perpassando, brevemente, pela História da Educação, ligada à Tecnologia, além de abordar o conceito de Mídia e Realidade Virtual, assim como sua história. Tem-se como foco a Realidade Virtual aplicada no Ensino Fundamental, por isso, também é abordado o Ensino Fundamental e suas especificidades. Buscando apresentar as questões que norteiam o tema, este artigo se baseia nos seguintes autores: Badalotti (2014), Bernardi e Cassal (2002), Bévort e Belloni (2009), Bittar e Bittar (2012), Brandão (2007), Ferreira (2017), Freire (2011), García, Ortega e Zednik (2017), Hack e Negri (2010), Rodello, Sakai e Manoel (2002), Rodrigues e Porto (2013) e Setton, Ricardo Filho e Cordeiro (2011). Visa-se verificar as hipóteses de que os recursos tecnológicos, como a Realidade Virtual, por exemplo, conseguem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo aos alunos e professores e de que é um recurso que visa inspirar nos estudantes o senso crítico e investigador pelos assuntos explorados. Contudo, tem-se como objetivo geral analisar a realidade virtual como uma ferramenta tecnológica para alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: investigar, através das literaturas, a concepção dos alunos, professores e coordenação pedagógica sobre a utilização da ferramenta de Realidade Virtual no eixo educacional; e pesquisar acerca da interação entre o professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-19T13:22:58Z No. of bitstreams: 2 MACEDO E LOBATO (2020) - Realidade Virtual Recurso.pdf: 451875 bytes, checksum: 41acb4fa0cf388134bdeb8991525a6aa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-19T13:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MACEDO E LOBATO (2020) - Realidade Virtual Recurso.pdf: 451875 bytes, checksum: 41acb4fa0cf388134bdeb8991525a6aa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Realidade virtual - educação | pt_BR |
dc.subject | Educação e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Realidade virtual: recurso de ensino-aprendizagem no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Virtual reality: teaching-learning resource in elementary school | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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