Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOBATO, Adriano da Silva-
dc.creatorMACEDO, Hiasmin Tavares-
dc.date.accessioned2021-02-19T13:23:28Z-
dc.date.available2021-01-14-
dc.date.available2021-02-19T13:23:28Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationLOBATO, Adriano da Silva; MACEDO, Hiasmin Tavares. Realidade virtual: recurso de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2020. 18f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/268-
dc.description.abstractThis article presents Virtual Reality as a teaching-learning resource in Elementary School, briefly going through the History of Education, linked to Technology, in addition to addressing the concept of Media and Virtual Reality, as well as its history. The focus is on virtual reality applied in elementary school, so it is also addressed elementary school and its specificities. Seeking to present the questions that guide the theme, this article is based on the following authors: Badalotti (2014), Bernardi and Cassal (2002), Bévort and Belloni (2009), Bittar and Bittar (2012), Brandão (2007), Ferreira (2017), Freire (2011), García, Ortega and Zednik (2017), Hack and Negri (2010), Rodello, Sakai and Manoel (2002), Rodrigues and Porto (2013) and Setton, Ricardo Filho and Cordeiro (2011). It aims to verify the hypotheses that technological resources, such as Virtual Reality, for example, can make the teaching-learning process more dynamic and attractive to students and teachers and that it is a resource that aims to inspire students the critical and research sense of the subjects explored. However, the general objective is to analyze virtual reality as a technological tool for elementary school students; and as specific objectives: to investigate, through the literature, the conception of students, teachers and pedagogical coordination on the use of the Virtual Reality tool in the educational axis; and research about the interaction between teacher and student in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta a Realidade Virtual como recurso de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental, perpassando, brevemente, pela História da Educação, ligada à Tecnologia, além de abordar o conceito de Mídia e Realidade Virtual, assim como sua história. Tem-se como foco a Realidade Virtual aplicada no Ensino Fundamental, por isso, também é abordado o Ensino Fundamental e suas especificidades. Buscando apresentar as questões que norteiam o tema, este artigo se baseia nos seguintes autores: Badalotti (2014), Bernardi e Cassal (2002), Bévort e Belloni (2009), Bittar e Bittar (2012), Brandão (2007), Ferreira (2017), Freire (2011), García, Ortega e Zednik (2017), Hack e Negri (2010), Rodello, Sakai e Manoel (2002), Rodrigues e Porto (2013) e Setton, Ricardo Filho e Cordeiro (2011). Visa-se verificar as hipóteses de que os recursos tecnológicos, como a Realidade Virtual, por exemplo, conseguem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo aos alunos e professores e de que é um recurso que visa inspirar nos estudantes o senso crítico e investigador pelos assuntos explorados. Contudo, tem-se como objetivo geral analisar a realidade virtual como uma ferramenta tecnológica para alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: investigar, através das literaturas, a concepção dos alunos, professores e coordenação pedagógica sobre a utilização da ferramenta de Realidade Virtual no eixo educacional; e pesquisar acerca da interação entre o professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-19T13:22:58Z No. of bitstreams: 2 MACEDO E LOBATO (2020) - Realidade Virtual Recurso.pdf: 451875 bytes, checksum: 41acb4fa0cf388134bdeb8991525a6aa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-19T13:23:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MACEDO E LOBATO (2020) - Realidade Virtual Recurso.pdf: 451875 bytes, checksum: 41acb4fa0cf388134bdeb8991525a6aa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-19T13:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MACEDO E LOBATO (2020) - Realidade Virtual Recurso.pdf: 451875 bytes, checksum: 41acb4fa0cf388134bdeb8991525a6aa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRealidade virtual - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleRealidade virtual: recurso de ensino-aprendizagem no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeVirtual reality: teaching-learning resource in elementary schoolpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACEDO E LOBATO (2020) - Realidade Virtual Recurso.pdf441,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons