Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/267
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ludicidade no ensino de química: uma estratégia de aprendizagem para pessoas com Transtorno do Espectro Autista |
Autor(es): | ANJOS, Shamya Cristina de Lima Gomes dos |
Primeiro Orientador: | SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de |
Resumo: | Esta pesquisa buscar salientar o ensino de Química, abordando o conteúdo da Tabela Periódica com o uso de recursos tecnológicos, na busca de uma metodologia alternativa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como foco principal através de dois aplicativos disponíveis na Play Store, o Quiz da Tabela Periódica e o Nome Teste da Tabela Periódica. No entanto tal metodologia foi utilizada para todos os alunos das turmas em que os alunos com TEA estão matriculados, desta forma, não foi necessário diferenciar as atividades aplicadas de ensino, e sim agrupá-las e socializá-las a todos, facilitando e diversificando a forma de ensinar. Nesta via, aplicou-se dois questionários como instrumento de coleta de dados. O primeiro questionário diagnostico, destinou-se para os alunos das duas turmas de técnico integrado da 1ª série do ensino médio de Alimentos e Redes de Computadores da escola escolhida. O segundo questionário direcionou-se aos professores de Química da mesma escola, objetivando a sondagem da metodologia do ensino de Química utilizada em sala aos alunos com auxílio de recursos alternativos e visando o ensino inclusivo. Os dados foram mensurados com diagnose qualitativa e quantitativa, para as perguntas objetivas utilizou-se gráficos, e para as dissertativas categorizadas como análise de discursos, viabilizando e facilitando o compreendimento da pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos demonstram o quanto a metodologia foi abrangente em ambas as turmas, desvelando os resultados alcançados pela pesquisadora, sendo perceptivo a influência de recursos tecnológicos no ensino agregado ao cotidiano do aluno e contribuindo no aprendizado do Ensino de Química, esta pesquisa visa contribuir ao aperfeiçoamento do ensino tradicional e não substituí-lo. Agregando novas metodologias socializáveis para outros pesquisadores com mesma linguagem de ensino, criando um saber coletivo a educação. |
Abstract: | This research seeks to emphasize the teaching of Chemistry, addressing the content of the Periodic Table with the use of technological resources, in search of an alternative methodology for students with Autism Spectrum Disorders (ASD) as main focus through two applications available in the Play Store, the “Quiz da Tabela Periódica” and “Nome Teste da Tabela Periódica”, this methodology was used for all students in classes where students with TEA are enrolled, so it was not necessary to differentiate between the applied teaching activities, but to group them and socialize them all, facilitating and diversifying the way of teaching. In this way, two questionnaires were applied as a data collection tool. The first diagnostic questionnaire was intended for the students of the two classes of integrated technician of the 1st series of the high school of Food and Computer Networks of the chosen school. The second questionnaire was aimed at the teachers of chemistry of the same school, targeting the survey of the methodology of teaching chemistry used in the room to students with the help of alternative resources and aiming at inclusive teaching. The data were measured with qualitative and quantitative diagnosis, for objective questions graphs were used, and for dissertatives categorized as analysis of discourses, enabling and facilitating the understanding of research. In this way, the results obtained demonstrate how comprehensive the methodology was in both classes, revealing the results achieved by the researcher, being perceptive the influence of technological resources in the students' daily education and contributing to the learning of the Teaching of Chemistry, this research aims to contribute to the improvement of traditional teaching and not to replace it. Aggregating new socializable methodologies for other researchers with the same teaching language, creating a collective knowledge of education. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Educação inclusiva Aplicativo - aprendizagem Educação química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Química |
Citação: | ANJOS, Shamya Cristina de Lima Gomes dos. Ludicidade no ensino de química: uma estratégia de aprendizagem para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. 2020. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/267 |
Data do documento: | 27-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANJOS (2020) - LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA (1).pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons