Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/263
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
metadata.dc.creator: FREIRE, Francielck Domingos
metadata.dc.contributor.advisor1: LEAL, Simone de Almeida Delphim
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa duas coleções de livros didáticos de Matemática adotados nos últimos anos na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino no Amapá, mostrando alguns transtornos didáticos ao usar essas coleções em sala de aula, como: divergências entre os conteúdos das coleções e o plano de curso da escola, falta de objetividade quanto a abordagem de determinados tópicos da Matemática e vícios na elaboração dos conteúdos e exercícios. Para a referida análise foi utilizado como referencial o livro Exame de Textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio de LIMA et al, 2001 e o plano de curso adotado na escola (divergentes dos conteúdos presentes nos livros atuais). Para isso, destaca-se um breve histórico sobre o livro didático no Brasil, os programas governamentais (aquisição e qualidade dos livros), análise das coleções e, por fim, propõe o uso de um material didático alternativo, em que é possível associar o conteúdo de matemática à realidade local e tecnológica, trazendo resultados positivos para o processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This paper analyzes two collections of textbooks in Mathematics adopted in recent years in the State School Esther da Silva Virgolino in Amapá, showing some educational use these collections to the disorders in the classroom, such as discrepancies between the contents of these collections and of course plane school, lack of objectivity as the approach of certain topics of mathematics and addictions in planning the content and exercises. For this analysis was used as a reference book Exam Texts: Analysis Math books for middle school LIMA et al, 2001 and of course plan adopted in school (divergent content present in current books). For this, there is a brief history of the textbook in Brazil, government programs (acquisition and quality of the books), analysis of collections and, finally, proposes the use of an alternative teaching material, it is possible to associate the mathematics content and local technological reality, bringing positive results for the teaching-learning process.
Keywords: Livro didático - matemática
Caderno de matemática
Matemática - livro didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Progrma de Mestrado Profissional em Matemática
Citation: FREIRE, Francielck Domingos. O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica. 2014. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263
Issue Date: 25-Apr-2014
Appears in Collections:Dissertações - IES Externas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Freire (2014) - O uso de um livro caderno.pdf4,36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons