Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | TATY, Salvador Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | não informado | pt_BR |
dc.creator | BARBOSA, Sabrina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T19:03:13Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05 | - |
dc.date.available | 2021-02-17T19:03:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Sabrina de Souza. A utilização do Jogo Quimitrilha como recurso didático nas aulas de química: uma revisão de literatura. 2020. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/257 | - |
dc.description.abstract | Contemporary education has shown itself to be increasingly complex and diversified, this complexity can be explained by differences related to culture, behaviors, levels of learning and objectives of the target audience to be taught. In this context, the teaching of chemistry guides the training of people with a critical sense and with autonomy. Therefore, the teacher needs to stick to the teaching tools applicable in his educational context, taking into account the available resources. One of these teaching tools is the use of games for a playful and motivating teaching, and the “Quimitrilha” is currently found, because besides having a great cost-benefit ratio, it provides considerable interactivity among students. Therefore, the objective of the study was to approach the use of the game “Quimitrilha” as a didactic resource in chemistry classes in the middle of a literature review, to understand how the game can be applied and if it really results in teaching-learning effective for students. A bibliographic survey was carried out, so that the object of study could be evidenced in an exploratory way. Amid the search sites “Google Scholar” and “Scielo”, all material was made available. What can be considered about the study carried out is that in addition to the “Quimitrilha” game being accessible to students from different social classes, it is effective for teaching-learning, since all the studies found showed a greater motivation of students in chemistry classes. | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação contemporânea tem se mostrado cada vez mais complexa e diversificada, essa complexidade pode ser explicada pelas diferenças relacionadas à cultura, aos comportamentos, níveis de aprendizagem e objetivos do público alvo a ser ensinado. Nesse contexto o ensino de química norteia na formação de pessoas com senso crítico e revestido de autonomia. Para tanto o professor precisa ater-se às ferramentas de ensino aplicáveis em seu contexto educacional, levando em consideração os recursos disponíveis. Uma dessas ferramentas de ensino é a utilização dos jogos para um ensino lúdico e motivador, sendo muito encontrado na atualidade o “Quimitrilha”, pois além de possuir um ótimo custo-benefício proporciona uma interatividade considerável entre os alunos. Portanto o objetivo do estudo foi realizar a abordagem da utilização do jogo “Quimitrilha” como recurso didático nas aulas de química em meio a uma revisão de literatura, para a compreensão de como o jogo pode ser aplicado e se realmente resulta em um ensino-aprendizagem efetivo aos alunos. Um levantamento bibliográfico foi realizado, para que de modo exploratório o objeto de estudo fosse evidenciado. Em meio aos sites de buscas “Google Acadêmico” e “Scielo”, todo material foi disponibilizado. O que se pode considerar acerca do estudo realizado é que além do jogo de “Quimitrilha” ser acessível para alunos de diversas classes sociais, ele é efetivo para o ensino-aprendizagem, pois todos os estudos encontrados demonstraram uma maior motivação dos alunos nas aulas de química. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-17T19:02:21Z No. of bitstreams: 2 BARBOSA (2020) - A Utilização do jogo QuimiTrilha.pdf: 792191 bytes, checksum: 2ae24cf80fe3718ee1a53d82a14dc13d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-17T19:03:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 BARBOSA (2020) - A Utilização do jogo QuimiTrilha.pdf: 792191 bytes, checksum: 2ae24cf80fe3718ee1a53d82a14dc13d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-17T19:03:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 BARBOSA (2020) - A Utilização do jogo QuimiTrilha.pdf: 792191 bytes, checksum: 2ae24cf80fe3718ee1a53d82a14dc13d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo quimitrilha | pt_BR |
dc.subject | Jogo - recurso didático | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | A utilização do Jogo Quimitrilha como recurso didático nas aulas de química: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA (2020) - A Utilização do jogo QuimiTrilha.pdf | 773,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons